02/12/2022 às 14:24

Metodologia para gestão de projetos de obras públicas é tema de workshop

Evento, programado para o dia 7 de dezembro, apresentará experiência da Secretaria de Obras com a ferramenta Building Information Modelling (BIM)

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Protagonista de um esforço nacional para assegurar e aprimorar a sustentabilidade, a economia, a eficiência e a eficácia dos projetos e execuções de obras públicas, a metodologia Building Information Modelling (BIM), ou Modelagem da Informação da Construção, será tema de workshop na Secretaria de Obras, na próxima quarta-feira (7), às 14h, no auditório da pasta.

[Olho texto=”“Queremos divulgar e contribuir com a evolução do uso da metodologia BIM nas obras públicas do DF. Daí a importância deste workshop”” assinatura=”Luciano Carvalho, secretário de Obras” esquerda_direita_centro=”direita”]

O evento vai destacar a experiência pioneira da Secretaria de Obras na implementação do BIM na gestão de projetos de obras públicas de infraestrutura do Governo do Distrito Federal (GDF).

“Após o decreto federal, em agosto de 2019, imediatamente demos início às tratativas para a implementação da metodologia BIM na Secretaria de Obras. Hoje, dois anos após a contratação de empresa especializada, temos resultados expressivos: ambiente de projetos devidamente preparado com aquisições de equipamentos e softwares, além de equipe treinada e qualificada e estudos de caso em BIM para desenvolvimento de projetos de urbanismo e infraestrutura urbana”, enfatiza Luciano Carvalho, secretário de obras do GDF.

O uso da metodologia BIM garante mais sustentabilidade, economia, eficiência e eficácia nos projetos e execuções de obras públicas | Foto: Lúcio Bernardo Jr./ Agência Brasília

Ainda de acordo com o secretário, foram investidos mais de R$ 4 milhões na adoção da metodologia na instituição. “Queremos divulgar e contribuir com a evolução do uso da metodologia BIM nas obras públicas do DF. Daí a importância deste workshop”, complementa.

Todo esse conhecimento acumulado pela Secretaria de Obras será compartilhado no evento, por meio da análise e discussão dos trabalhos realizados e apresentações das soluções de ferramentas utilizadas. “Além disso, vamos apresentar o Manual BIM para Desenvolvimento de Projetos de Urbanismo e Infraestrutura e avançar, também, no tema da fiscalização de obras em BIM”, detalha Ery Brandi, subsecretária de Projetos do GDF.

O workshop será transmitido ao vivo pelo YouTube da secretaria. Os interessados em participar do evento presencialmente devem ficar atentos à capacidade máxima do auditório, limitada a 40 pessoas.

De acordo com o secretário Luciano Carvalho, foram investidos mais de R$ 4 milhões na adoção da metodologia na Secretaria de Obras | Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

O que é o BIM

Building Information Modelling (BIM), ou Modelagem da Informação da Construção, consiste no “conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, de forma a servir a todos os participantes do empreendimento, potencialmente durante todo o ciclo de vida da construção”, de acordo com o Decreto Federal nº 9.983/2019, de 22 de agosto de 2019, que dispõe sobre a estratégia nacional de disseminação dessa tecnologia e institui o Comitê Gestor da Estratégia do BIM.

Publicado em 2 de abril de 2020, o Decreto nº 10.306, “estabelece a utilização do Building Information Modelling – BIM ou Modelagem da Informação da Construção na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal”, de forma gradual, obedecendo as seguintes fases:

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

· Primeira fase – a partir de 1º de janeiro de 2021, o BIM deverá ser utilizado no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia, referentes a construções novas, ampliações ou reabilitações;

· Segunda fase – a partir de 1º de janeiro de 2024, o BIM deverá ser utilizado na execução direta ou indireta de projetos de arquitetura e engenharia e na gestão de obras, referentes a construções novas, reformas, ampliações ou reabilitações;

· Terceira fase – a partir de 1º de janeiro de 2028, o BIM deverá ser utilizado no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia e na gestão de obras referentes a construções novas, reformas, ampliações e reabilitações.

Serviço
Workshop BIM na Administração Pública: A experiência da Secretaria de Obras do DF com Modelagem da Informação da Construção
Data: 7/12, às 14h
Local: Auditório da Secretaria de Obras do DF (40 pessoas), com transmissão ao vivo pelo youtube/@secretariaobras8081

*Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura