02/12/2022 às 14:35

Portal de Transparência do DF ganha prêmio em governo digital

Versão mobile alcançou o terceiro lugar no prêmio da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep)

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) recebeu o Prêmio Abep, da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação, em Excelência em Governo Digital, pela versão mobile do Portal da Transparência do Distrito Federal, na categoria Melhor solução de governo digital para governo aberto – e-Gov.

Arte: Divulgação/CGDF

O resultado foi divulgado dia 25 de novembro e a CGDF alcançou o terceiro lugar pela inovação apresentada. Diferentemente de quando o site é acessado pelo telefone móvel e é responsivo, a versão mobile é desenvolvida especificamente para o acesso pelo celular, facilitando a navegação e possibilitando uma melhor visualização das informações contidas no Portal, como se fosse em um aplicativo.

[Olho texto=”“A versão mobile do Portal da Transparência trouxe a facilidade de ter nas mãos, a qualquer hora e em qualquer lugar, uma ferramenta que permite a visualização dos gastos públicos e de informações sobre a gestão pública distrital”” assinatura=”Daniel Lima, controlador-geral do DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

Não é necessário baixar nas lojas de aplicativo. Basta acessar o Portal da Transparência no navegador do celular e optar pela versão mobile.

Para o controlador-geral do DF, Daniel Lima, esse prêmio é muito importante para ratificar o quanto a CGDF está trabalhando pela transparência e pelo controle social no Distrito Federal: “Nosso objetivo é buscar alternativas para estimular o acesso da população às informações e aos dados públicos para que as pessoas exerçam o controle social. A versão mobile do Portal da Transparência trouxe a facilidade de ter nas mãos, a qualquer hora e em qualquer lugar, uma ferramenta que permite a visualização dos gastos públicos e de informações sobre a gestão pública distrital”.

A categoria Melhor solução de governo digital para governo aberto reconhece soluções/iniciativas de governo digital que tenham foco no estabelecimento gradativo do governo aberto, por meio de consultas populares, processos de participação social com decisão vinculante, colaboração, cocriação de soluções ou políticas públicas, transparência passiva e ativa, dados abertos para transparência e para a geração de inovações pela sociedade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A subcontroladora de Transparência e Controle Social da CGDF, Rejane Vaz, enalteceu a premiação para a Controladoria: “Tivemos a oportunidade de participar do prêmio Abep e mostrar os avanços já implantados no Governo do DF em transparência e em controle social. A versão mobile do Portal da Transparência está em plena operação e promovendo a transparência com acesso a informações relevantes do governo distrital”.

Entregue anualmente, o prêmio tem como objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo digital nas administrações públicas federais, estaduais e municipais, assim como divulgar as iniciativas que, com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), modernizam a gestão pública em benefício do cidadão brasileiro. A premiação foi criada em 2002, pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação e pelo Ministério da Economia.

Conheça os vencedores do Prêmio Governo Digital.

*Com informações da CGDF