02/12/2022 às 15:01

Regularização ambiental discutida em encontro nacional

Evento colabora para avanço no entendimento de plano nacional sobre imóveis rurais

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Servidores da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do Instituto Brasília Ambiental participaram, de 29 de novembro até esta sexta (2), do IX Encontro Nacional do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O evento foi realizado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) no Centro de Convenções Israel Pinheiro.

Servidores de órgãos ambientais de todo o país trocaram experiências que contribuem para o nivelamento das pendências e necessidades de cada estado | Foto: Divulgação / Brasília Ambiental

O encontro é considerado, pelos organizadores, como uma integração fundamental para a agenda de regularização ambiental. Para os servidores da autarquia, participantes do evento, as reuniões e a troca de experiências contribuem para o nivelamento das pendências e necessidades de cada estado, proporcionando um avanço no entendimento geral do todo.

Nos dois primeiros dias, a programação envolveu um balanço de gestão e perspectivas, discussão sobre o Plano Nacional de Regularização de Imóveis Rurais (RegularizAgro), debate sobre o ciclo de inovação da análise dos cadastros, melhorias gerais do Sistema Nacional de Cadastro Rural (Sicar) e apresentação do fluxo de regularização ambiental.

Também houve apresentações entre os estados, sobre canais de acesso ao Sicar, ações da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para o Sicar, regularização ambiental e fundiária (Incra) e observatório agropecuário. Ao final, foi feita uma exposição sobre os balcões de atendimento.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

CAR

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais. A importância do cadastro está em tornar possível uma base de dados para monitoramento, planejamento ambiental e econômico, bem como para auxiliar no combate ao desmatamento.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental