03/12/2022 às 16:45, atualizado em 03/12/2022 às 16:23

Livro reúne coletânea de 11 roteiros de filmes

O projeto, que contou com a participação do FAC em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB), será lançado neste domingo, no Festival de Cinema do Recanto das Emas

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

O Festival de Cinema do Recanto das Emas termina neste domingo com uma atração especial. A partir das 16h, será lançado o livro Dos filmes que ainda não fizemos, que reúne 11 roteiros de curtas-metragens produzidos ao longo de oficinas sobre escrita de roteiro cinematográfico e diagramação editorial. O projeto, que conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF), foi realizado em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus Recanto das Emas. O projeto recebeu R$ 48 mil do FAC, que foram utilizados na produção de 500 exemplares do livro, que será distribuído gratuitamente.

Arthur Cavalcanti, organizador do projeto | Foto: Divulgação

A programação da tarde deste domingo terá também a exibição de curtas-metragens ainda em produção, feitos com os roteiros que integram o livro. São eles: Clandestinas, de Gabi Rascovit; Quarto, de Adriel Higino; e Invisíveis (DF, 2022), de Hudson Peixoto. Após a exibição, debate com os autores do livro e a equipe do projeto Dos filmes que ainda não fizemos, focando desde as oficinas de escrita de roteiro audiovisual e diagramação até a publicação do livro impresso.

O organizador do projeto, Arthur Cavalcanti, disse que a ideia de fazer um livro a partir de roteiros de filmes é mostrar que essas peças não são apenas receitas para produzir filmes, mas que elas também são produtos literários. Os 11 roteiros que compõem o livro foram criados a partir de uma disciplina disponibilizada pelo curso de Produção de Áudio e Vídeo do Instituto Federal de Brasília (IFB). “Os 11 alunos que participaram de todas as aulas têm seus roteiros integrando o livro. Estavam realmente muito bons”, explicou Arthur.

Idealizado pelo cineasta Rober Corrêa, o projeto Dos filmes que ainda não fizemos já teve diversas edições em cidades como Salvador, Florianópolis, Curitiba e Pato Branco, e agora chega a Brasília. Os autores dos roteiros que integram o livro são Adriel Higino, Charles Rafael, Expedito Barbosa Macedo, Nanda Fer Pimenta, Gabi Rascovit, Hudson Peixoto, João Lucas Araujo, Karine Araújo, Marilia Gabriela Souza de Jesus, Rayane Rodrigues e Wendella Alves.