04/12/2022 às 15:31, atualizado em 05/12/2022 às 08:59

Visitantes do Zoo neste domingo (4) aprovam vacinação no local

A Secretária de Saúde solicitou ao diretor substituto do Zoológico que as campanhas de imunização passem a ser uma rotina na instituição

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

A iniciativa de levar a campanha de multivacinação ao Zoológico de Brasília, neste domingo, (4) agradou aos visitantes do local. A imunização estava disponível com diversos tipos de vacinas, entre elas, contra pólio, influenza, covid e meningite, entre outras. Foi aplicado um total de 1.522 doses. As maiores quantidades foram vacinas contra covid-19 (476) e influenza (398), mas foram aplicados outros imunizantes, como tríplice viral e contra febre amarela e hepatite B.

A entrada no Zoológico foi gratuita para quem fosse se vacinar e apresentasse cartão de vacinação. Menores de 12 anos tinham direito a um acompanhante com acesso gratuito.

A queda na cobertura vacinal fez com que a Secretaria de Saúde decidisse levar a vacinação às pessoas e não apenas esperar que elas se dirigissem aos postos de saúde, além de ampliar o horário de vacinação | Foto: Tony Winston/Secretaria de Saúde

Ao acompanhar o trabalho de vacinação no Zoo, a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, aproveitou a oportunidade para solicitar ao diretor-presidente substituto da instituição socioambiental, José Carlos Lopes de Oliveira, que as ações de vacinação no local passem a ser uma rotina.

“Estamos vacinando essas crianças que estão aqui, mas no primeiro domingo de janeiro haverá crianças completando um mês que tomaram suas vacinas de rotina e em condições de receber o reforço. Portanto, há sempre crianças nascendo, sendo vacinadas, e eu queria pedir em nome do governo e da Secretaria de Saúde, que um domingo de cada mês seja destinado a vacinação no Zoológico”, solicitou a gestora.

[Olho texto=”“Vimos que nossa cobertura vacinal precisava aumentar e nessa busca pelo aumento encontramos nos órgãos públicos grandes parceiros, a exemplo do Zoológico. Num dia de lazer, em que famílias procuram diversão, nós podemos oferecer saúde”” assinatura=”Lucilene Florêncio, secretária de Saúde” esquerda_direita_centro=”direita”]

A queda na cobertura vacinal fez com que a Secretaria de Saúde decidisse levar a vacinação às pessoas e não apenas esperar que elas se dirigissem  aos postos de saúde, além de ampliar o horário de vacinação. “Vimos que nossa cobertura vacinal precisava aumentar e nessa busca pelo aumento encontramos nos órgãos públicos grandes parceiros, a exemplo do Zoológico. Num dia de lazer, em que famílias procuram diversão, nós podemos oferecer saúde”, explicou Lucilene.

A secretária destacou que não é necessário estar dentro de uma sala de uma Unidade Básica de Saúde para que os imunobiológicos sejam aplicados. “Nós podemos levar nossas caixas térmicas  às escolas, aos tribunais. Isso é a vacinação itinerante, em que temos segurança com as caixas térmicas, a temperatura sendo verificada com toda segurança”, frisou. A operação contou com a participação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que, de acordo com o termo de cooperação 111, trata da vacinação.

As famílias que aproveitaram o passeio para se vacinar aprovaram a iniciativa dos órgãos do GDF. Moises Bento, de 66 anos, acompanhou o filho, a nora e os netos na vacinação. Feliz, ele dizia que suas vacinas estão em dia, mas que os netos e o filho aproveitariam para tomar doses de reforço. “Essa ação é importante para chamar para a vacinação as pessoas que se escondem um pouco da vacina. E ainda dá para aproveitar para ver o Zoológico. Meu filho vai tomar a dose que está faltando de covid e as crianças vão receber as doses de rotina”, disse Moises.

As famílias que aproveitaram o passeio para se vacinar aprovaram a iniciativa dos órgãos do GDF | Foto: Tony Winston/Secretaria de Saúde

Iranildo Jacinto da Silva, de 33 anos, levou o filho para se vacinar contra covid. Ele elogiou a vacinação itinerante ter ido a um local de lazer. “Achei uma iniciativa do GDF muito inteligente porque une o lazer e a obrigação de se vacinar, já que alguns não procuram a vacina, seja por falta de tempo ou por dar pouca importância”, frisou.

O superintendente de Educação e Uso Público do Zoo, Alberto Gomes de Brito, explicou que desde a época em que foi comemorado o Dia das Crianças, observou-se uma preocupação por parte da Secretaria de Saúde com relação à baixa cobertura vacinal, principalmente, com a cobertura da poliomielite. “Tentamos trazer já naquele dia a vacinação contra pólio, mas como estava muito próximo da data, fizemos agora. “O Zoológico precisa ter uma participação importante, por sermos agentes públicos”, explicou o superintendente.

Uma das vacinas mais procuradas no primeiro semestre de cada ano, a da influenza, foi oferecida para que as pessoas já estejam imunizadas nos meses de abril a julho, período de maior incidência de doenças respiratórias.

Vacinação no Zoo agrada visitantes no domingo