05/12/2022 às 16:01, atualizado em 05/12/2022 às 16:14

GDF atendeu mais de 143 mil produtores rurais em 2022

Número faz parte do balanço do trabalho da Emater durante o ano, apresentado nesta segunda-feira (5) em evento que teve participação do vice-governador Paco Britto

Por Lívio di Araújo, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Com o intuito de apresentar os resultados do trabalho do ano e o planejamento para 2023, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), reuniu na manhã desta segunda-feira (5), colaboradores, diretoria, parlamentares e o vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, para o Seminário Institucional 2022.

Seminário reuniu colaboradores e diretoria da Emater-DF, parlamentares e o vice-governador Paco Britto no Instituto Serzedello Corrêa | Fotos: Jaqueline Husni/Agência Brasília

No evento, que ocorreu no Instituto Serzedello Corrêa, no Setor de Clubes Sul, foram divulgados os números expressivos da atuação da empresa no DF, além de ser comemorado o Dia Nacional do Extensionista Rural (6 de dezembro).

“Este é o momento do ano em que estamos todos reunidos e que prestamos contas de nossas ações”, explicou a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca. “A Emater é imprescindível na execução das políticas públicas para os agricultores, nas transformações do campo, assim como os servidores da empresa são importantes neste processo”, completou.

[Olho texto=”“Hoje, vemos agricultores elevando seus lucros, produtores de pescados discutindo, de igual para igual, com produtores de outros estados, graças às inovações tecnológicas da Emater”” assinatura=”Vice-governador Paco Britto” esquerda_direita_centro=”direita”]

Em um vídeo, o evento homenageou todos os presidentes que fizeram parte da história da empresa desde a sua criação, em 1978, além de apresentar os resultados e planejamento de trabalho: mais de 143 mil atendimentos, cadastramento de produtores e propriedades por meio do Emater-Web, criação da plataforma digital de educação à distância para produtores rurais, compra de equipamentos para melhoria do atendimento, criação de hortas sociais – em escolas e comunidades do DF, além de implantação de creches rurais, que atendem crianças de até 3 anos nessas comunidades.

Para o vice-governador, a Emater-DF contribui com o desenvolvimento da economia do DF, garantindo o crescimento da capital. “Hoje, vemos agricultores elevando seus lucros, produtores de pescados discutindo, de igual para igual, com produtores de outros estados, graças às inovações tecnológicas da Emater”, destacou Paco Britto.

“O apoio do GDF à agricultura familiar tem crescido por meio do Fundo Distrital de Desenvolvimento Rural, com aporte de quase R$ 8 milhões desde o início deste governo, além da luta do governo Ibaneis Rocha com a regularização fundiária e os investimentos na casa dos milhões em obras e projetos que beneficiam os agricultores”, complementou o vice-governador. “E assim, o campo, que havia deixado de ser pauta prioritária dos governos anteriores, se tornou a ‘menina dos olhos’ da gestão”.

Para o vice-governador Paco Britto, a Emater contribui com o desenvolvimento da economia do DF, garantindo o crescimento da capital

A Emater-DF é uma empresa pública, vinculada à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) e foi criada com o objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável e a segurança alimentar em benefício da sociedade do DF e Entorno, atendendo a mais de 15 mil produtores rurais.

O secretário-executivo de Agricultura, Luciano Mendes, que no evento representou o secretário de Agricultura, Candido Teles, ressaltou a importância do trabalho da empresa, principalmente para a criação do Plano de Desenvolvimento Rural do DF.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Temos muitas coisas projetadas para os próximos anos e todos os avanços na área passam pela Emater-DF, para que o espaço rural do Distrito Federal continue sendo um espaço diferenciado”, disse. Ele lembrou, ainda, que o plano precisará do apoio da Câmara Legislativa e também dos servidores e extensionistas para que possa se tornar uma realidade. “Agora, o nosso trabalho, é transformá-lo em um ‘plano legal’”, completou.

“Fiquei deslumbrado com a capacidade que a Emater-DF tem de chegar nas pessoas. Núcleos rurais, assentamentos e associações, todos respeitam, valorizam e agradecem o trabalho da empresa”, afirmou o deputado distrital Leandro Grass.

“A Emater-DF, com seus servidores e extensionistas rurais, realizam um trabalho amplo, muito maior que levar assistência técnica para o campo: são vocês que apoiam o produtor rural em diversas áreas”, complementou o deputado distrital Roosevelt Vilella.

*Com informações da Emater-DF

GDF atendeu mais de 143 mil produtores rurais em 2022