05/12/2022 às 15:04, atualizado em 05/12/2022 às 15:08

Governador estuda criar agência de investimentos para alavancar indústria

Ibaneis Rocha disse que a sugestão feita pela Federação das Indústrias nesta segunda-feira (5) é um desejo antigo e que vai trabalhar para atender essa e outras demandas, como a de ampliar o programa RenovaDF

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

A criação de uma agência de investimentos para atender o setor da indústria está nos planos do governador Ibaneis Rocha para o segundo mandato. O tema foi levantado nesta segunda-feira (5), durante encontro com representantes da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). Além desta pauta, a ampliação do programa de qualificação RenovaDF para novas áreas e a criação de uma Câmara de Comércio Exterior também foram discutidas.

No encontro, Ibaneis Rocha comunicou a formulação de um grupo para tratar dos assuntos debatidos com a Fibra | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

“Vamos criar um grupo executivo para levar adiante todas as propostas que foram trazidas aqui, de modo que a gente possa avançar na industrialização do DF. Avançamos em pautas, regulamentando a legislação no que diz respeito a incentivos econômicos; reformulamos o Pro-DF, que era um caos; criamos um ambiente que nos permite avançar bastante, e gosto muito da ideia da agência. Precisamos de um local onde o empresário consolide as demandas, onde possamos centralizá-las”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.

[Olho texto=”“Criamos um ambiente que nos permite avançar bastante, e gosto muito da ideia da agência. Precisamos de um local onde o empresário consolide as demandas, onde possamos centralizá-las”” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”direita”]

Em agosto, o governador, então candidato à reeleição, recebeu do presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, o documento Pauta da indústria 2023-2026 – Diretrizes para o desenvolvimento industrial do DF. Nesta segunda, foram apresentadas ao chefe do Executivo as propostas de ação do mesmo documento, a exemplo de pedidos para qualificação de mão de obra, melhores condições de financiamento e a implantação da Política de Desenvolvimento Produtivo Sustentável.

O chefe do Executivo comunicou a formulação de um grupo para tratar dos assuntos debatidos com a Fibra e aproveitou o encontro para destacar avanços obtidos nos últimos quatro anos, entre eles a criação do Desenvolve-DF, que substituiu o Pró-DF, e melhores condições econômicas para a instalação de empresas.

“Foi um primeiro mandato de muito diálogo. Todos os projetos de lei foram discutidos na mesa; essa é uma política que eu acredito. Tivemos a oportunidade de avançar em muitas pautas nesses quatro anos e esperamos evoluir ainda mais em um ambiente sem pandemia”, acrescentou Ibaneis Rocha, que assegurou as conversas para ampliação do programa RenovaDF, uma das principais demandas do encontro.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Na avaliação do presidente da Fibra, Jamal Bittar, as condições são favoráveis para que as demandas sejam atendidas e o setor possa trabalhar em conjunto com o governo. “Temos quatro anos para que o senhor seja o patrono da industrialização do DF, o que nós acreditamos ser possível e o caminho para a capital. Nós temos renda, um nível educacional acima da média nacional, uma juventude criativa e um sistema de indústria que funciona”, enumerou Bittar.

Governador estuda criar agência de investimentos para alavancar indústria