05/12/2022 às 16:27

Planaltina recebe ação itinerante contra raiva e febre aftosa

Plantão de atendimento esteve nesta segunda (5) no Núcleo Rural Taquara para receber declarações de vacinação. Até o próximo dia 9, outras quatro regiões da cidade serão beneficiadas

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Produtores rurais do Distrito Federal terão mais facilidade para declarar a vacinação de seus rebanhos. A Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura (Seagri) iniciou, nesta segunda-feira (5), uma ação itinerante em cinco regiões de Planaltina. A primeira localidade atendida foi o Núcleo Rural Taquara. Até o próximo dia 9, os plantões de atendimento estarão em São José, Rio Preto, PAD-DF e Jardim.

Criadores que não entregarem a declaração de vacinação ficam impedidos de movimentar seu rebanho e de vender derivados desses animais | Fotos: Arquivo Agência Brasília

As ações itinerantes foram iniciadas, em 2021, com o objetivo de facilitar a entrega das declarações de vacinação contra febre aftosa e raiva. Sem elas, os produtores rurais ficam impedidos de movimentar seu rebanho (para venda ou eventos pecuários, por exemplo), bem como de comercializar os produtos oriundos desses animais, como carnes e queijos. Além das sanções, multas de aproximadamente R$ 300 podem ser aplicadas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os criadores de bovinos e bubalinos também conseguem fazer a declaração via internet, pelo site da Seagri – Siagro (Sistema de Informações em Defesa Agropecuária do DF). O processo deve ser realizado até dia 24 de dezembro. Mas nos plantões de atendimento os produtores rurais também podem aproveitar para fazer atualizações cadastrais, emissão de guia de trânsito animal (GTA) e notificação de suspeita de doença.

Gerente de Operações em Defesa Agropecuária da Seagri, Raisson Defendor conta que a primeira edição da ação itinerante foi um sucesso. “O número de declarações recebidas em 2021 nos surpreendeu”, comenta. “E o ganho indireto dessa aproximação com o produtor foi ainda maior. Conseguimos prestar muitas orientações aos produtores e auxiliar muitos deles a declarar a vacinação diretamente pela internet, sem a necessidade de deslocamento”.