06/12/2022 às 15:20, atualizado em 06/12/2022 às 15:26

Especialistas debatem tecnologia e inovação em ambiente virtual

Evento de lançamento do Distrito Illuminante, apoiado pelo GDF, será realizado nesta terça-feira (6) na Câmara Legislativa do Distrito Federal

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

O lançamento do ambiente virtual Distrito Illuminante, patrocinado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), ocorre nesta terça-feira (6), no evento O DF do Futuro – Logístico, Digital, Criativo e Metaverso.

Realizado pelo Instituto Illuminante, o evento tem como objetivo difundir e discutir a tecnologia e inovação no DF e no Brasil, reunindo expoentes mundiais que se utilizam de mídias imersivas para alavancar e influenciar negócios de grandes empresas.

O ambiente virtual Distrito Illuminante será lançado nesta terça-feira (6) no evento O DF do Futuro – Logístico, Digital, Criativo e Metaverso | Foto: Reprodução

Em edição do encontro Terças de Inovação, as atividades começaram às 14h, algumas delas realizadas pelo próprio Metaverso, para garantir acesso aos conteúdos de qualquer lugar do país.

A participação se dará mediante inscrição gratuita e geração de um avatar interativo. Somando as atrações das modalidades virtual e presencial, serão 15 especialistas compartilhando suas experiências através de palestras, painéis e bate-papos.

Para receber presencialmente os participantes para o lançamento oficial da plataforma Distrito Illuminante, o deputado Rodrigo Delmasso; o presidente da Illuminante, Gilberto Lima; o presidente da Associação Brasileira de Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), Paulo Foina; o presidente da FAP-DF, Marco Antônio Costa Júnior, e Thomas Strauss, da Major Tom Tecnologia, estarão no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal às 18h.

O engenheiro e ex-chief evangelist da IBM Brasil, Cezar Taurion, apresentará a palestra “Metaverso e Privacidade: Sonho ou pesadelo?”. Também haverá um painel sobre economia criativa e apresentação de produções cinematográficas em realidade virtual, como o filme brasiliense Água de Beber.

“Acreditamos na importância de fomentar eventos como esse, pois permitem que o pensamento inovador alcance cada vez mais pessoas, afinal, o conhecimento é a ferramenta fundamental de mudanças socioeconômicas e pode ser capaz de tornar Brasília uma cidade polo de inovação, gerando maiores oportunidades tanto no serviço público quanto no setor produtivo e na vida cotidiana”, diz Marco Antônio Costa Júnior.

O DF do Futuro conta com o patrocínio da FAP-DF, apoio da Câmara de Economia Criativa – Fecomércio DF, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, além da participação de instituições como Sebrae, Biotic, Iesb, Ceub e UCB.

Confira a programação:

6/12 (terça-feira), no Metaverso

14h – Modelos corporativos e Metaverso Brasília, com Erica Abe (Representante do Metaverso norte-americano Virbela)
15h – Potencialidades do Metaverso e seus impactos, com Jomar Silva (developer relations manager, Latam – Nvidia)
16h – Tecnologia e criatividade brasileira no mundo, com Juliano Calil (cofundador da Virtual Planet Tech)
17h – Desafios de empreender no Metaverso brasileiro, com Marcel Cohn (CEO e fundador da Inovação Tech)

6/12 (terça-feira), na Câmara Legislativa do Distrito Federal

18h – Lançamento presencial do Distrito Illuminante, com Rodrigo Delmasso (vice-presidente da CLDF), Gilberto Lima (presidente do Instituto Illuminante), Paulo Foina (presidente da Abipti), Marco Antônio Costa (presidente da FAP-DF) e Thomas Strauss (Major Tom Tecnologia)
18h30 – Palestra Metaverso e privacidade: sonho ou pesadelo?, com Cezar Taurion (sócio e advisor da Recrutaê)
19h30 – Painel Economia criativa no DF, com Pedro Franco (Fecomércio-DF), Ana Arruda (Sétima Cinema), Wagner Maia (Pixel Store) e professor Neantro Saavedra (UnB), mediado por Gilberto Lima (presidente do Instituto Illuminante)
20h – Apresentação de filmes em realidade virtual, como o filme brasiliense Água de Beber, e coquetel para os participantes.

Inscrição para participação presencial podem ser feitas no Sympla.  Participe das atividades do Metaverso Distrito Illuminante neste link.

*Com informações da FAP-DF