09/12/2022 às 17:45, atualizado em 10/12/2022 às 12:55

Confira programas culturais deste fim de semana na capital e no Entorno

Entre os destaques da agenda, apresentações de balé, chorinho e forró e a última oportunidade de assistir a mostra de filmes indígenas no Cine Brasília

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Para os que não querem ficar de olho na telinha assistindo aos jogos da Copa do Mundo, há boas opções culturais neste fim de semana na capital. São programas para animar todas as faixas etárias, passando por espetáculo de balé, apresentações de chorinho e de forró ou a oportunidade de assistir filmes de temáticas indígenas.

Para quem ainda não foi prestigiar, este é o último fim de semana do 1º Festival de Cinema e Cultura Indígena. Iniciado no último dia 2, a mostra reuniu 45 filmes, que retratam mais de 35 povos das cinco regiões do país. A entrada é franca e está aí a chance de admirar o audiovisual dos povos originários do nosso país. As sessões são às 14h, 16h e 20h. No domingo, encerrando o festival, será exibido A Última Floresta, do premiado diretor Luiz Bolognesi.

Até domingo (11), o Cine Brasília apresenta filmes do 1º Festival de Cinema e Cultura Indígena | Foto: Hugo Lira

Completando 14 anos no próximo dia 12, a aniversariante Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), no Eixo Monumental, terá uma programação especial para seus frequentadores. Na agenda, estão um espetáculo de balé com o grupo Bailarina Por que Não e uma apresentação de chorinho para animar a tarde.

Em alusão ao Dia Nacional do Forró, comemorado no próximo dia 13, a Casa do Cantador recebe no sábado (10) e domingo (11) o Encontro dos Forrozeiros do DF e Entorno. Quarenta e oito trios de forrozeiros – representantes no Distrito Federal da cultura popular nordestina – se revezarão no palco. A expectativa é grande já que os músicos retomam o festival após dois anos de isolamento ocasionado pela pandemia da covid-19. E o pé de serra começa cedo: a partir das 10h. A entrada é gratuita.

Confira as atrações do fim de semana:

Encontro dos Forrozeiros do DF e Entorno
Sábado (10) e domingo (11)
Local: Casa do Cantador de Ceilândia
Horário: 10h às 23h
Entrada gratuita.

Festival de Cinema e Cultura Indígena
Local: Cine Brasília
Sábado (10) – sessões às 14h, 16h e 20h
Domingo (11) – sessões às 14h e 16h
Entrada gratuita.

Aniversário de 14 anos da BNB
Local: Biblioteca Nacional de Brasília
Domingo (11), às 11h: Apresentação do grupo de balé Bailarinas Por que Não, com o balé Um Sonho de Natal
Domingo (11), a partir das 16h: Apresentação do grupo regional de choro Entre Eixos e sarau de contação de histórias com a Associação Amigos das Histórias.

Peça teatral Sangue no Olho
Local: Complexo Cultural de Planaltina
Sessões de sexta feira (9) a domingo (11), sempre às 19h
Classificação: 14 anos
Entrada gratuita.

Curso Introdução ao Desenho
Local: Museu de Arte de Brasília (MAB)
Sábado (10), das 9h às 13h
Participação gratuita.