12/12/2022 às 16:50, atualizado em 12/12/2022 às 16:58

Governador participa da diplomação do presidente e vice da República

Cerimônia formaliza o encerramento das Eleições 2022 e torna Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin aptos a assumirem os cargos

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

O governador Ibaneis Rocha participou da diplomação dos eleitos para a Presidência da República nas Eleições 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho. A cerimônia ocorreu no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tarde desta segunda-feira (12).

[Olho texto=”“Parabenizo o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, assim como o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, desejando sorte e que tenham condições de fazer um bom governo. De minha parte, espero trabalhar da forma mais coesa e integrada possível para o bem do DF e do país”” assinatura=”Ibaneis Rocha, governador” esquerda_direita_centro=”direita”]

A diplomação é o rito que habilita os empossados a tomar posse nos cargos perante o Congresso Nacional em 1º de janeiro de 2023. A formalização é organizada pela Justiça Eleitoral e marca o fim do processo eleitoral. Os diplomas de Lula e Alckmin foram entregues pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

A entrega dos documentos é feita após o encerramento do pleito, a apuração dos votos e o vencimento dos prazos de questionamento e processamento do resultado da votação. Esta é a 12ª cerimônia de diplomação realizada no país.

O governador Ibaneis Rocha ressaltou a importância da cerimônia que encerra o processo eleitoral. “Com um presidente diplomado, o país segue o rito democrático. A partir da posse, em 1º de janeiro, um novo ciclo começa em nosso país. Parabenizo o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, assim como o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, desejando sorte e que tenham condições de fazer um bom governo. De minha parte, espero trabalhar da forma mais coesa e integrada possível para o bem do DF e do país”, afirmou o governador.

O governador Ibaneis Rocha afirma: “Com um presidente diplomado, o país segue o rito democrático” | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Produzido pela Casa da Moeda, o diploma traz ao fundo o brasão da República do Brasil e os dizeres: “Pela vontade do povo brasileiro expressa nas urnas em 30 de outubro de 2022, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente da República Federativa do Brasil. Em testemunho desse fato, a Justiça Eleitoral expediu o presente diploma, que o habilita à investidura no cargo perante o Congresso Nacional em 1º de janeiro de 2023, nos termos da Constituição Federal”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“A diplomação consiste no reconhecimento da lisura do processo eleitoral e da vontade da maioria. O Brasil completa 34 anos de estabilidade do estado democrático de direito”, discursou o presidente do TSE, Alexandre de Moraes.

Reeleito para o cargo de governador, Ibaneis Rocha será diplomado em cerimônia promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em 19 de dezembro.

Governador participa da diplomação do presidente e vice da República