15/12/2022 às 19:24, atualizado em 16/12/2022 às 10:42

Debates, palestras e atividades estimulam a inovação no turismo do DF

Encontro gratuito será ao lado da Concha Acústica nesta sexta (16) e sábado (17); veja como retirar ingressos

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Brasília recebe mais um evento para fomentar a criatividade e a inovação do turismo na capital. O Na Rota da Inovação, que será realizado nesta sexta-feira (16) e sábado (17), traz programação variada para diversos públicos. Com entrada gratuita, das 9h às 19h, o público brasiliense poderá conferir palestras, debates, análise de cases de sucesso, espaço para conexões e interatividade, atividades formativas, área para celebrar tradições, vila gastronômica e vila das artes, além de uma rota interativa voltada para a criatividade e inovação turística de Brasília, atreladas ao novo momento da tecnologia 5G.

[Olho texto=”“É muito gratificante fomentar eventos como o Na Rota da Inovação, visto que tais iniciativas fortalecem o ecossitema de inovação local e promovem a troca de conhecimento”” assinatura=”Marco Antônio Costa Júnior, diretor-presidente da FAPDF” esquerda_direita_centro=”direita”]

Realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), em parceria com Araújo R.A Serviços e Produção de Eventos, o Na Rota da Inovação tem como ponto de encontro o espaço ao lado da Concha Acústica. Os ingressos virtuais e 100% gratuitos poderão ser retirados por meio do Instagram @narotadainovacao.

Segundo Rodrigo Araújo, organizador do evento, a proposta é reunir diferentes públicos para que a inovação seja debatida em diferentes âmbitos, seja no empreendedorismo turístico e criativo, na aprendizagem e na cultura. “Estamos felizes com esse projeto, acreditamos que ele está bem completo e com o papel de incentivar o pensamento crítico. Existem muitas possibilidades para isso”.

Para o diretor-presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, “é muito gratificante fomentar eventos como o Na Rota da Inovação, visto que tais iniciativas fortalecem o ecossitema de inovação local e promovem a troca de conhecimento, além de estimular e difundir a tecnologia e a inovação na nossa capital”.

Imagem: Divulgação

A programação ocorrerá em diferentes espaços para que haja um intercâmbio de ideias, projetos e compartilhamento de informações. Além disso, a estrutura contará com uma vila gastronômica. “Fizemos convites às secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Turismo, e a empresas, organizações da sociedade civil para que também possam apresentar seus projetos de sucesso, bem como a ideia de projetos que já estejam em execução no nosso evento”, explica a organização do Na Rota da Inovação.

Programação

O evento contará com atividades formativas, debates, palestras, intercâmbio cultural, apresentações de grupos artísticos tradicionais que incentivem o pensamento crítico e a preservação da cultura tradicional e imaterial brasiliense, área kids e gamer, vila gastronômica e vila das artes com exposição de obras de artistas brasilienses.

[Olho texto=”“Partimos do princípio que, para motivar as pessoas à preservação, é preciso fazê-las conhecer primeiro. Assim, esperamos, por meio dessa ferramenta, que cada vez mais pessoas conheçam e se dediquem a cuidar do meio ambiente, e incentivem outras pessoas no contato com a natureza”” assinatura=”Mariana dos Anjos, coordenadora do programa Eu Amo Cerrado” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Instituto Brasília Ambiental terá um estande no qual vai divulgar o programa Eu Amo Cerrado, com direito a QR Code para acessar o site. Fazem parte da ação também duas palestras sobre o tema, às 17h desta sexta e de sábado, pela educadora ambiental e coordenadora do Eu Amo Cerrado, Mariana dos Anjos.

O Eu Amo Cerrado é composto por dois projetos: EcoSapiens e a Coleção Eu Amo o Cerrado. O desafio ambiental do jovem candango – Ecosapiens – consiste na elaboração, pelos jovens candangos que atuam no Brasília Ambiental, de questões de temática ambiental para compor um banco de perguntas e respostas. Essa ação produz diversos materiais e publicações educativas, além de incentivar a pesquisa de temáticas ambientais pelos jovens – que exercem suas atividades em vários setores do órgão.

Já a Coleção Eu Amo Cerrado é a catalogação de algumas espécies de fauna e flora presentes nas unidades de conservação administradas pelo Brasília Ambiental. “Partimos do princípio que, para motivar as pessoas à preservação, é preciso fazê-las conhecer primeiro. Assim, esperamos, por meio dessa ferramenta, que cada vez mais pessoas conheçam e se dediquem a cuidar do meio ambiente, e incentivem outras pessoas no contato com a natureza”, salienta Mariana.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Na sexta-feira (16), outros destaques vão para a Oficina de Informática com o mediador Vagner Schmidt, às 9h30; a palestra Tecnologia 5G e turismo criativo, uma aliança que veio para ficar, com o palestrante Glauco Rojas, às 11h30; a palestra Chega de andar em círculos! Ganhe confiança e capacidade para inovar as áreas do negócio que não avançam, com Eduardo Rodrigues, às 16h; e a contação de histórias com o grupo Unidunitê, às 17h30.

No sábado (17), o público poderá participar da oficina formativa Produzindo festivais que proporcionem inovação no DF, com Rafael Pimentel, às 9h30; palestra com Aldemir Rodrigues Martins, às 11h30, sobre Intercâmbio e educação internacional, além de um debate sobre O investimento na tecnologia e seus desdobramentos no turismo e na cultura, às 13h, com representantes da Secretaria de Turismo e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, agentes culturais e representantes da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) e da Instituto Federal de Brasília (IFB).

Outros destaques do dia vão ainda para o Intercâmbio Cultural, com Lê Capone – LabFaz, às 16h; palestra com Alexandre Bessa sobre Ecossistema de inovação no Turismo de Brasília, às 16h30, e uma apresentação teatral com o Grupo Voar Teatro de Bonecos, às 17h30.

Mais conhecimento

O evento contará ainda com uma rota interativa, onde o público poderá descobrir e se informar mais sobre o turismo do Distrito Federal. “O nosso projeto quer que o público se sinta pertencente a toda cultura e entre em um ambiente de imersão. Dessa forma, será montada uma trajetória que os visitantes poderão acompanhar pelo próprio celular, através de QR Codes dispostos na estrutura, com os principais momentos da cultura turística brasiliense, contados através de vídeos, fotos e textos”, explica Rodrigo Araujo.

Serviço
Na Rota da Inovação
– Quando: 16 e 17 de dezembro – das 9h às 19h
– Onde: Ao lado da Concha Acústica
– Ingressos e programação completa: link na bio do instagram @narotadainovacao
– Entrada franca

*Com informações da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal