17/12/2022 às 10:45, atualizado em 17/12/2022 às 11:12

Grama já ocupa 1.450 m² do boulevard do Túnel de Taguatinga

Plantio tem sido executado na chamada fase 1 do piso superior, que vai da EPTG até a Avenida Comercial

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Mudinhas de grama já ocupam quase 1.500 m² do piso superior do Túnel de Taguatinga. O plantio tem sido feito no trecho que vai da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) até a Avenida Comercial – serão 3.170 m² de canteiros só nesse pedaço. Ao todo, o boulevard deve receber mais de 125 mil brotos da espécie batatais, espalhados em 20.905 m² de área verde.

O plantio das mudas tem sido feito no trecho que vai da EPTG até a Avenida Comercial. Ainda serão plantadas mais de 19 mil mudinhas da espécie batatais | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“A quantidade de mudas plantadas por metro quadrado varia de seis a nove, a depender do tamanho de cada uma delas”, conta o engenheiro civil Samuel Teles, responsável por supervisionar a construção do Túnel de Taguatinga. “Para estimular o crescimento saudável da grama, temos usado calcário e adubo químico à base de nitrogênio, potássio e cálcio”, detalha.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O plantio da grama só pode ser iniciado na fase 1 porque as obras do corredor exclusivo para ônibus foram concluídas em 2 de novembro. Os 8.056 m² de pista do BRT, sigla em inglês para bus rapid transit (ônibus de trânsito rápido), foram feitos de pavimento rígido. O revestimento de alta durabilidade é produzido com concreto de cimento Portland (CCP).

Para delimitar os canteiros e arrematar as faixas de rolamento, o trecho recebeu pouco mais de 2.000 m de meio-fio. As guias têm uma função que vai além do acabamento. “É o paralelepípedo que disciplina o fluxo das águas pluviais, levando em direção às bocas de lobo”, ensina Samuel. O boulevard terá um total de 63 bueiros.

Grama já ocupa 1.450 m² do boulevard do Túnel de Taguatinga