18/12/2022 às 10:41, atualizado em 18/12/2022 às 11:14

Erosão em ponte de acesso à comunidade Boa Vista, na Fercal, é contida

Foram utilizados materiais pesados e perfis metálicos para o restabelecimento seguro do tráfego de veículos e pessoas

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

O programa GDF Presente conteve uma erosão na ponte de acesso à comunidade Boa Vista, na Fercal. Foram utilizados materiais pesados e perfis metálicos, doados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), para o restabelecimento seguro do tráfego de veículos e pessoas.

A erosão foi provocada pelas fortes chuvas que caíram sobre a comunidade no início da semana. No dia seguinte, terça-feira (13), a equipe partiu para o local.

“Estávamos resolvendo uma situação de alagamento na comunidade Bananal, mas foi necessário deslocar todos os equipamentos para a Boa Vista. Depois de resolvido o problema lá, voltamos para a Bananal”, explica o coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves.

Com apoio de uma retroescavadeira, foram colocados perfis metálicos na vertical e material pesado para forrar o espaço da ponte | Foto: Divulgação/GDF Presente

Os perfis metálicos foram colocados na vertical e o material pesado foi usado para forrar o espaço da ponte, com apoio de uma retroescavadeira. Em seguida, houve a cobertura com expurgo de brita e terra. Na quarta-feira (14), foram construídas saídas de água e duas grandes elevações para redução do fluxo da água sobre a estrutura.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“As pessoas não estavam conseguindo passar pela ponte, principal acesso à comunidade. Agora, o local já voltou à normalidade”, afirma Alves.

Mais de 20 pessoas participaram do serviço, incluindo nove reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF), com apoio de maquinários como motoniveladoras, retroescavadeiras e caminhões.

Erosão em ponte de acesso à comunidade Boa Vista, na Fercal, é contida