19/12/2022 às 23:00, atualizado em 19/12/2022 às 23:08

Ibaneis Rocha é diplomado para novo mandato pelo TRE-DF

Governador não esteve presente à cerimônia, nesta segunda-feira (19), mas foi representado por advogado

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Reeleito para o cargo de governador, Ibaneis Rocha foi diplomado em cerimônia promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), junto à deputada federal e vice-governadora eleita Celina Leão. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, no Eixo Monumental, nesta segunda-feira (19).

O advogado Bruno Rangel representou o governador reeleito Ibaneis Rocha na cerimônia de diplomação | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O chefe do executivo local não esteve presente na cerimônia por ter sido diagnosticado com covid-19 na mesma data. O novo mandato foi legitimado por procuração, assinada pelo advogado Bruno Rangel, representante de Ibaneis Rocha.

[Olho texto=”Ibaneis Rocha é o primeiro governador a ser reeleito no DF desde 1990 e obteve 50,30% dos votos válidos nas Eleições 2022″ assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“O governador Ibaneis Rocha demonstrou capacidade de gestão para o próximo governo. Superamos a pandemia e poderemos fazer muito mais do que já fizemos no primeiro governo. O meu papel é sempre auxiliar, ajudando em todas as pastas em que ele avaliar que eu precise estar presente”, afirmou a vice-governadora eleita, Celina Leão.

Ela acrescentou que este não será um governo apenas de continuidade, mas de trazer coisas novas para a população. “Com certeza vamos nos reinventar, inovar, ampliar o governo”, observou. Ibaneis Rocha é o primeiro governador a ser reeleito no DF desde 1990 e obteve 50,30% dos votos válidos nas Eleições 2022.

“Com certeza vamos nos reinventar, inovar, ampliar o governo”, declarou a vice-governadora eleita Celina Leão | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Também foram diplomados uma senadora, dois suplentes de senador, oito deputados federais e 24 deputados distritais. O evento contou com a presença de mais de dois mil convidados, entre autoridades, familiares dos eleitos e jornalistas.

Presente à cerimônia, assim como todos os outros candidatos eleitos, a senadora eleita pelo Distrito Federal, Damares Alves, agradeceu aos eleitores pela oportunidade de representá-los e mostrou colaboração com o governo distrital. “O governador sabe que poderá contar muito comigo, estou encantada com o trabalho da transição. Tudo o que ele planejou, se a gente conseguir junto fazer 10%, já mudamos a vida do povo no DF”, afirmou.

A diplomação habilita os empossados a tomarem posse nos cargos, confirmando que todas as exigências previstas na legislação eleitoral foram cumpridas. Os diplomas são constituídos pelo nome completo do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito e o número de votos que recebeu nas urnas em relação ao número de votos válidos para o cargo.

“A justiça eleitoral atesta que todos estes candidatos foram efetivamente eleitos pelo povo e estão aptos a tomar posse no cargo”, explicou na ocasião o desembargador e presidente do TRE-DF, Roberval Belinati “Esperamos que os candidatos trabalhem em favor da vida, da prosperidade, da educação, da saúde, da economia e, principalmente, em favor da diminuição das desigualdades sociais”, salientou.

O vice-presidente e corregedor do TRE-DF, Mário-Zam Belmiro, saudou todos os participantes da festa da democracia. “Aos eleitos, os meus parabéns. Para o cargo majoritário de governador, que tem uma imensa responsabilidade no DF, trago as palavras do rei Salomão: tudo que tiver em mãos para fazer, fazei com todas as suas forças”, disse.

[Olho texto=”“A justiça eleitoral atesta que todos estes candidatos foram efetivamente eleitos pelo povo e estão aptos a tomar posse no cargo”” assinatura=”Roberval Belinati, desembargador e presidente do TRE-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Aos parlamentares eleitos, a minha palavra é que enviem esforços para que sejam aprovadas leis justas. E ao cidadão, fica a mensagem de que cada povo tem o governo que merece, então, que fiscalize, cobre probidade e eficiência para o povo. A democracia não é um regime perfeito, mas também não há nenhum outro melhor, então, que viva a democracia”, celebrou Belmiro.

O presidente do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, José Cruz Macedo, ressaltou a importância do processo eleitoral para a resolução de demandas da população. “Em um país tão desigual quanto o nosso, o eleitor é igual na justiça eleitoral. Cada eleitor tem um voto e cada voto tem o mesmo peso, todos são iguais. O voto é o alimento da democracia que a cada eleição se renova com a escolha dos novos mandatários. O eleitor escolhe quem quer para o que quer, enquanto o papel da justiça eleitoral é assegurar essa manifestação. Que os eleitos conduzam as políticas públicas em favor do povo e produzam normas para regular a sociedade, sempre pensando no interesse público”, observou ele.

O deputado distrital Rafael Prudente, eleito para o cargo federal nas Eleições 2022, ressaltou que, para os próximos quatro anos, a expectativa é de continuar apoiando e criando projetos efetivos para o DF. “Passamos por momentos muito difíceis, mais da metade do mandato cuidando de uma pandemia. Tenho certeza que, com a experiência que adquirimos, vamos continuar transformando a nossa cidade para melhor”, disse.

Diplomados em 2022 no Distrito Federal

Governador – Ibaneis Rocha
Vice-governadora – Celina Leão
Senadora – Damares Alves
Suplentes para senador
Manoel Coelho Arruda Junior
Pastor Egmar
Deputados federais
Bia Kicis
Fred Linhares
Erika Kokay
Rafael Prudente
Júlio Cesar
Professor Reginaldo Veras
Fraga
Gilvan Máximo
Deputados distritais
Fábio Felix
Chico Vigilante
Max Maciel
Daniel Donizete
Martins Machado
Robério Negreiros
Jorge Vianna
Jaqueline Silva
Thiago Manzoni
Eduardo Pedrosa
Joaquim Roriz Neto
Iolando
Pastor Daniel de Castro
Hermeto
Roosevelt Vilela
Doutora Jane
Rogério Morro da Cruz
Gabriel Magno
João Cardoso Professor Auditor
Paula Belmonte
Ricardo Vale
Wellington Luiz
Pepa
Dayse Amarílio

Ibaneis Rocha é diplomado para novo mandato pelo TRE-DF