20/12/2022 às 15:21, atualizado em 20/12/2022 às 17:50

Reformada mais uma estrada vicinal no Núcleo Rural Alexandre Gusmão

GDF Presente melhorou tráfego de veículos no trecho localizado em Ceilândia e criou estruturas de escoamento de água pluvial

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

A restauração de uma estrada vicinal na Gleba 3 do Incra 7, no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, em Ceilândia, foi concluída. Nos dias 13 e 14 deste mês, equipes do programa GDF Presente fizeram o nivelamento do trecho de dois km e construíram estruturas de escoamento.

O método utilizado para aplainar o solo facilita a infiltração da água e evita a criação de poças no meio da pista | Foto: Divulgação / GDF Presente

Devido às fortes chuvas que têm caído em todo o Distrito Federal, motoristas e pedestres tinham que enfrentar erosões e desníveis na via, que conecta a região à BR-070 e dá acesso a diversos condomínios e chácaras.

[Olho texto=”“As estradas de terra sofrem no período de chuvas devido a falhas no escoamento da água. Nosso trabalho é devolver a trafegabilidade à população”” assinatura=”Dilson Resende, administrador de Ceilândia” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“As estradas de terra sofrem no período de chuvas devido à falhas no escoamento da água. Nosso trabalho é devolver a trafegabilidade à população”, explica o administrador de Ceilândia, Dilson Resende.

O serviço de nivelamento combinou dois tipos de Resíduo de Construção Civil (RCC), com diferentes granulometrias. Além de aplainar o solo, o método facilita a infiltração da água, evitando a criação de poças no meio da pista.

“O material mais fino é aplicado primeiro e depois colocamos o mais grosso, que pode ser tanto RCC como fresagem”, esclarece Resende. Com ajuda de maquinário, dez pessoas participaram da ação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Também foram construídos peitos de pombo e bigodes. “São ondulações que ajudam a controlar ou desviar o volume pluvial, diminuindo a velocidade da água e fazendo com que saia do meio da pista e vá para a marginal”, afirma o coordenador do Polo Oeste 2 do GDF Presente, Elton Walcacer.

Outro trecho que corta o núcleo rural passou por reforma no começo deste mês. A ação contemplou 850 metros da estrada vicinal na Gleba 3 do Incra 9, também com nivelamento e construção de ondulações. Cerca de 300 pessoas foram beneficiadas com o serviço.

Reformada mais uma estrada vicinal no Núcleo Rural Alexandre Gusmão