20/12/2022 às 19:28

Sai resultado final de edital sobre gestão da Sala Cássia Eller

Associação Dançart Especial foi selecionada para transformar o espaço em um palco de eventos voltados para pessoas com deficiência

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Um espaço cultural totalmente dedicado às pessoas com deficiência: esse será o foco da Sala Cássia Eller, localizada no Eixo Cultural Ibero-americano. Para que isso aconteça, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec) divulgou, nesta terça-feira (20), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o resultado final do edital n° 26/2022, que seleciona organização da sociedade civil (OSC) para gestão compartilhada do espaço, tendo como foco a inclusão.

Sala Cássia Eller: equipamento integra o Eixo Cultural Ibero-americano | Foto: Hugo Lira/Secec

Após a avaliação das seis propostas inscritas e análise da documentação apresentada, bem como dos recursos interpostos, a Associação Dançart Especial foi classificada com a melhor pontuação.

Desde sua concepção, a proposta do edital é transformar o espaço em um polo de cultura acessível a todos. “A acessibilidade é um assunto que estamos tratando com muita seriedade nesta gestão. Estamos avançado muito nesse sentido e vamos dar uma demonstração forte disso quando trouxermos a Sala Cássia Eller como palco de eventos voltados para as pessoas com deficiência. É uma oportunidade rara e, talvez, pioneira no país”, destacou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além disso, assim como já ocorre em outros equipamentos culturais do DF, a exemplo do Cine Brasília e do Espaço Cultural Renato Russo, a instituição selecionada irá atuar em gestão compartilhada com a Secec, tendo como princípio assegurar o pleno exercício das pessoas com deficiência (PCD) ou com mobilidade reduzida, tanto na criação quanto na fruição cultural. A OSC receberá recursos no montante de R$ 3 milhões para desenvolver ações voltadas à acessibilidade física no espaço cultural, incluindo a aquisição de equipamentos e materiais que assegurem que os direitos e garantias individuais estejam sendo buscados por parte do poder público distrital.

O chamamento público está em consonância com o disposto no Decreto de Acessibilidade Cultural, publicado em outubro pelo Governo do Distrito Federal, que prevê ações para garantir a integração de PCDs no fazer cultural, assegurando mecanismos de incentivo e ampliação da produção e do acesso a projetos inclusivos.

*Com informações da Secec