22/12/2022 às 18:42

Revista Distrito Internacional discute a cultura ibero-americana

Publicação do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF é uma homenagem a prêmio entregue a Brasília este ano

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O Escritório de Assuntos Internacionais do Distrito Federal (EAI-GDF) lançou, nesta quarta-feira (21), a terceira edição da revista Distrito Internacional. A publicação traz uma série de artigos escritos por autoridades sobre a cultura ibero-americana – uma homenagem ao prêmio de Capital Ibero-americana das Culturas 2022 (CIC 22), entregue a Brasília pela União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI).

Publicação reflete sobre uma das principais características de Brasília, a diversidade de culturas | Foto: Reprodução

Para a chefe do EAI, Renata Zuquim, a temática da publicação reflete uma característica inata de Brasília. “A capital do Brasil é multicultural por vocação, e a comunidade internacional se integra aos milhões de brasilienses originários de todos os cantos do país, revelando, sob sua imponente camada de modernidade, uma complexa fusão de tradições”.

A revista está disponível em versões em português, inglês e espanhol. O conteúdo completo pode ser acessado pelo site do EAI.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O periódico é composto por uma entrevista com o poeta Nicolas Behr, uma retrospectiva das principais ações promovidas para celebrar a CIC 22 e quatro artigos: Um prêmio e um legado: Brasília, Capital Ibero-americana das Culturas 2022, do secretário Bartolomeu Rodrigues; Práticas culturais inovadoras em Bogotá: Uma oportunidade de trabalho em rede com a Ibero-América, da secretária de Cultura, Recreação e Esporte de Bogotá, Catalina Valencia; A cultura como um pilar da Ibero-América. Homenagem a Brasília como Capital Ibero-americana das Culturas, da embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios; e 15 de Setembro, da embaixadora do México no Brasil, Laura Esquível, que reflete sobre os processos de independência simultâneos na América Latina e os deveres para conservar as histórias e identidades de seu povo.

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais