23/12/2022 às 15:18, atualizado em 24/12/2022 às 10:43

Programa Caminho das Escolas beneficia 500 alunos em Planaltina

Com investimento de R$ 950 mil, obra de pavimentação foi executada em trecho de 700 metros de acesso a escola

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

A pavimentação do acesso ao Centro de Ensino Fundamental Cerâmicas Reunidas Dom Bosco, em Planaltina, foi concluída. Mais de 500 alunos, além de professores e familiares, ganharam mais conforto e segurança ao trafegar no trecho com extensão de 700 metros. Com investimento de R$ 950 mil, a obra faz parte do programa Caminho das Escolas, executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).

A obra tem o objetivo de garantir a segurança das crianças e da população em geral, segundo o diretor do 1º Distrito Rodoviário do DER, referente à região de Planaltina, Alessandro Ribeiro | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

A intervenção também incluiu a construção de quatro quebra-molas e de um estacionamento externo, com capacidade para 15 veículos. A sinalização das vagas e a separação entre as duas faixas de rolamento da via serão finalizadas até o final deste mês. O trabalho no local começou em outubro e contou com equipe de 20 pessoas e maquinário especializado.

“Esta é uma obra que tem, como maior objetivo, garantir a segurança das crianças e da população em geral, que reclamavam muito da falta de estrutura. O asfalto devolve a trafegabilidade das pessoas”, afirma o diretor do 1º Distrito Rodoviário do DER, referente à região de Planaltina, Alessandro Ribeiro.

Serviço incluiu a construção de quatro quebra-molas e de um estacionamento externo, com capacidade para 15 veículos

Localizada entre a DF-105 e a DF-100, o centro de ensino é considerado um ponto de referência na região e tem mais de 50 anos de história. São atendidos estudantes da Educação Básica aos anos finais do Ensino Fundamental – que chegam à sala de aula em quatro ônibus escolares.

“Estou bem feliz que poderemos vir a pé e ele vai chegar limpinho”, diz Gabriela Souza, mãe de aluno

A diretora da escola, Alence Cristina da Silva Braga, relembra as preocupações vividas antes da conclusão da obra. “Na época de calor, era poeira, muita poeira. E na chuva, não tinha quem aguentasse tanta lama”, diz. “A comunidade almejava essa mudança há muito tempo. Estamos todos muito agradecidos e felizes”, comemora ela, à frente da gestão da unidade desde 2010.

O pequeno Marcos Daniel, 11 anos, celebra a chegada do asfalto na porta da escola. “A escola ficou mais bonita e não fica mais aquele poeirão quando a gente chega nos ônibus”, conta. Já a mãe dele, a vendedora Regina Kely Cordeiro, 32, afirma que a pavimentação trouxe segurança para as crianças. “A vinda desse asfalto melhorou 100% para todo mundo. Com os quebra-molas, os motoristas não poderão correr por aqui perto, o que também é muito bom”, completa.

[Olho texto=”“A escola ficou mais bonita e não fica mais aquele poeirão quando a gente chega nos ônibus”” assinatura=”Marcos Daniel, aluno” esquerda_direita_centro=”direita”]

A dona de casa Gabriela Souza, 31, comenta que, em tempos chuvosos, a lama da pista sujava os alunos e interferia no andamento das aulas. “Eu até acostumei a trazer meu filho de carro em uma distância pequena, porque ele reclamava de chegar sujo na escola. Estou bem feliz que poderemos vir a pé e ele vai chegar limpinho”, finaliza.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Instituído em 2019, o programa Caminho das Escolas consiste na pavimentação asfáltica de uma quantidade pré-determinada de quilômetros das vias próximas às estradas que dão acesso às escolas. Todo o processo, desde a equipe e maquinário mobilizado ao projeto da obra, são de responsabilidade do DER-DF.

Os acessos já executados somam mais de 50 km, nas proximidades das escolas classes dos núcleos rurais de Lamarão (Paranoá), Cariru (Paranoá), Jardim II (Paranoá), Sonhém de Cima (Sobradinho) e Olhos D’Água (Taquari), EC Interlagos e Altiplano Leste (Jardim Botânico/Paranoá) e Escola Classe Santa Helena (Sobradinho).

Pavimentação de acesso a escola em Planaltina beneficia mais de 500 alunos