23/12/2022 às 16:22, atualizado em 23/12/2022 às 19:07

Três faixas da Ponte Honestino Guimarães liberadas nesta sexta (23)

Vias no sentido Plano Piloto-Lago Sul estarão livres para tráfego a partir das 18h; a iluminação de LED deste lado da passagem também está concluída

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

As obras de modernização da Ponte Honestino Guimarães, antiga Ponte Costa e Silva, vencem mais uma etapa. No fim da tarde desta sexta-feira (23), a partir das 18h, estarão liberadas as três faixas da pista sentido Plano Piloto-Lago Sul. A troca de postes e luminárias de LED deste lado da ponte também já foram concluídas e funcionam normalmente. Sob responsabilidade da Novacap, a reforma da antiga passagem tem investimento de R$ 15,9 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF).

De acordo com a diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, a terceira faixa da ponte, por decisão na Novacap, estará aberta nesta sexta-feira até aproximadamente 20h45. Durante o final de semana, permanecerá fechada, reabrindo na segunda (26) por volta de 6h20 e seguindo a seguinte escala de horários:

? 6h20: abre no sentido Lago Sul-Plano Piloto
? Entre 11h e 11h20: fecha no sentido Lago Sul-Plano Piloto e abre no sentido oposto
? Entre 13h e 13h30: fecha no sentido Plano Piloto-Lago Sul e abre no sentido oposto
? Entre 16h20 e 16h40: fecha sentido Lago Sul-Plano Piloto e abre no sentido oposto
? 20h45: fecha no sentido Plano Piloto-Lago Sul

Atualmente, os trabalhos seguem na parte externa da ponte, com a instalação do guarda-corpo, das passagens de pedestres e ciclistas e implantação de nova iluminação pública, com a troca dos postes e luminárias de LED. A previsão é de que até fevereiro de 2023, a iluminação no sentido Lago Sul-Plano Piloto seja concluída.

“A parte externa agora é prioridade da empresa. Vamos trabalhar na outra passarela debaixo também, serão colocados corrimões e será feita uma passagem para pedestres e ciclistas”, detalha o engenheiro da Novacap, Carlos Alberto Spies.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A iluminação LED será colocada nas duas laterais da pista, dando mais segurança tanto para os motoristas, quanto para os ciclistas e pedestres. Ao todo, serão instalados 400 metros de guarda-corpo (parapeito), barras de proteção utilizadas para evitar quedas. A segunda etapa dos serviços de iluminação. Para não comprometer o trânsito local, a reforma da ponte acontece em duas etapas. A primeira, do lado direito, está na reta final. No momento, 30 operários trabalham nesta fase dos serviços.

De acordo com o secretário de Governo, José Humberto Pires, a segunda parte das obras da ponte começam em janeiro. Finalizado esse ciclo, vem a parte da renovação de todo o pavimento local. “O método construtivo da ponte é uma obra de arte, não é feita de maneira programada, no sentido de só chegar e montar. Ela é moldada no local, o que é muito mais difícil, pelo desenho da estrutura”, observa o gestor. “A ponte vai ficar muito bonita, terminando essa segunda etapa vamos refazer o asfalto, ficando toda pronta”, diz.

Três faixas da Ponte Honestino Guimarães liberadas nesta sexta (23)