28/12/2022 às 15:18, atualizado em 28/12/2022 às 15:26

Bocas de lobo são tapadas e recuperadas em Santa Maria

Equipes do programa GDF Presente atuaram na cidade e cuidaram da reposição de tampas quebradas de bueiros no bairro Porto Rico

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Operários do programa GDF Presente agiram rápido para evitar problemas com as bocas de lobo que processam o serviço de drenagem em Santa Maria. Os trabalhadores fizeram a manutenção e reposição das tampas quebradas nos bueiros do bairro Porto Rico e no balão da entrada da cidade. A ação foi deflagrada a partir da solicitação de uma moradora, que procurou a administração da cidade para avisar sobre uma caixa de drenagem próxima a uma parada de ônibus  que estava danificada. 

Os trabalhos efetuados na cidade abrangeram o conserto de caixas de drenagem danificadas | Foto: Divulgação/GDF Presente

“A tampa estava totalmente quebrada; era um risco para acidentes com pedestres que poderiam cair ali dentro e também para os ônibus e veículos que passam ali”, contou Joana D’Arc Tavares, 42, moradora do bairro Porto Rico. “No dia seguinte, prontamente o pessoal do GDF Presente arrumou a boca de lobo.”

Atenta às condições do local, as equipes fizeram uma inspeção e consertaram três caixas de drenagem no balão de acesso a Santa Maria e outra no Setor Habitacional Ribeirão. Esses equipamentos também receberam novas tampas de concreto, fabricadas pela Novacap. “Esse elo nosso com o governo do DF é muito importante para a comunidade, é o que faz realmente a coisa funcionar”, ressaltou Joana.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com o reforço de reeducandos do programa Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), as equipes também atuaram na recuperação de uma via de terra no bairro, com extensão de cerca de 500 metros.

“No período de chuvas, temos uma equipe sempre monitorando os pontos da cidade para mantê-la organizada, porque é uma época difícil, não?”, pontua a administradora de Santa Maria, Marileide Romão. “Nesse caso do balão, veículos que passam em cima de uma boca de lobo acabavam danificando o equipamento, mas já está tudo recuperado.”

Bocas de lobo são tapadas e recuperadas em Santa Maria