28/12/2022 às 19:04

Malharia, turismo náutico e agricultura são mapeados no DF

Portal, catálogo e aplicativo dedicados a esses segmentos serão lançados nesta quinta-feira; objetivo é fortalecer os três setores no DF

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social (Ibres) lança, nesta quinta-feira (29), o catálogo, o portal e o aplicativo do projeto Economias Transformadoras: Arranjos Produtivos do Distrito Federal. O evento será às 10h, na sede do Ibres, em Taguatinga Norte. 

Material lançado oferece as principais informações sobre os principais setores produtivos do DF | Foto: Ibres/Divulgação

Os produtos contêm dados referentes a turismo náutico, malharias e produtos de cultivo de valor agregado, com informações importantes desses setores pesquisados nas ações de mapeamento. O material contido nesses canais possibilitará maior aproximação e integração entre produtor e consumidor, bem como o desenvolvimento de soluções que beneficiem a produtividade dos setores participantes. 

“É nessa direção que queremos seguir: desenvolver uma visão orientada para gerar resultados para o conjunto de empreendimentos mapeados que contribuam para a ampliação do fomento ao setor e para o desenvolvimento territorial sustentável”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, Jesuíno de Jesus Pereira Lemes. 

“O projeto Economias Transformadoras visa apontar ações que contribuam para a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas, bem como o desenvolvimento sustentável; logo, há o acesso à justiça social e a construção de instituições mais eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis, fortalecendo e reconhecendo o potencial do mercado gourmet como um arranjo produtivo local”, resume o presidente do Ibres, Eugênio Cesar Nogueira. 

O projeto desenvolveu ações em parceria com a Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), o Grupo de Estudos em Pecuária – Brasília (Gepec), o Grupo de Estudos em Horticultura/UnB (Gehorti) e o Sindicato das Indústrias e Vestuário do Distrito Federal (Sindivest). 

Sobre o projeto 

O projeto Economias Transformadoras: Arranjos Produtivos do Distrito Federal surge em consonância com as dificuldades encontradas no cenário econômico atual. Nessa perspectiva, integra a visão e a atuação do Instituto Ibres e se ampara em ações que contribuem para o alcance da promoção do desenvolvimento econômico e social, promovendo estudos e pesquisas para a produção e a divulgação de informações e de conhecimentos técnicos e para a promoção do desenvolvimento sustentável.

O objetivo do projeto Economias Transformadoras é fortalecer, por meio dos produtos lançados, os três segmentos produtivos apontados, potencializando a economia do DF com a elevação do capital social, geração de emprego e renda e desenvolvimento de parcerias nos setores. Também será possível contribuir com fornecimento de dados para o aperfeiçoamento de políticas públicas de apoio, aumento da integração e competitividade dos pequenos empresários e incentivo à produtividade nas regiões administrativas onde essas empresas se encontram.

A iniciativa busca, ainda, fornecer subsídios a uma das vertentes de estratégia de atuação do GDF para o desenvolvimento das cidades, que consiste na elaboração de ações integradas de políticas públicas para arranjos produtivos locais (APLs). 

Serviço

? Lançamento do portal, catálogo e aplicativo com mapeamento de três setores da economia: malharia, turismo náutico e produtos gourmet da agricultura
?  Quinta-feira (29), às 10h, na sede do Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social – QNC 11, Lote 01, Taguatinga Norte. 

*Com informações do Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social