28/12/2022 às 18:00

Marginal norte ganha vista para o boulevard do Túnel de Taguatinga

Terminou nesta quarta (28) a remoção dos 580 m de tapumes que bloqueavam a vista para o piso superior da passagem

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Uma nova paisagem tem chamado a atenção dos motoristas que trafegam pela marginal norte do Túnel de Taguatinga. Os tapumes que bloqueavam os olhares mais curiosos para o piso superior da passagem subterrânea terminaram de ser removidos nesta quarta-feira (28). Agora, a via de ligação entre a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e a Avenida Comercial tem vista privilegiada para o boulevard.

A retirada dos 580 m de telha de zinco usada para proteger a obra só foi possível porque o andar superior do túnel entrou na etapa final de acabamento no pedaço que vai da EPTG à Avenida Comercial, trecho chamado pelos engenheiros de fase 1. O plantio de grama está finalizado, bem como a pavimentação do corredor exclusivo para ônibus. Os operários se dedicam, no momento, à instalação das grelhas de escoamento de águas pluviais.

Os tapumes do piso superior da passagem subterrânea terminaram de ser removidos nesta quarta-feira (28) | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Começamos a remover os tapumes na sexta, dia 23. Escalamos 30 operários para cuidar do serviço”, detalha André Borges, um dos engenheiros civis responsáveis pela construção do Túnel de Taguatinga. “A paisagem vai ficar muito mais agradável não só para os motoristas, mas também para os lojistas, que ganharão mais visibilidade”, avalia.

Além dos 8.056 m² de pavimento de concreto e dos 3.170 m² de canteiros com grama, a fase 1 do boulevard conta ainda com 2.100 m lineares de meios-fios e 20 bocas de lobo. A manutenção da rede subterrânea de drenagem será feita, neste trecho, por 24 poços de visita, popularmente conhecidos como bueiros – o acesso a cada um dos compartimentos de 9 m² é feito por escadas.