30/12/2022 às 19:12, atualizado em 30/12/2022 às 21:44

1.000 OBRAS POR TODO O DF

A companhia retomou projetos, começou novos empreendimentos e vem entregando obras em todas as regiões administrativas, conforme relata o presidente da Novacap, Fernando Leite

Por Agência Brasília*

Fundada em 1956, a Novacap nasceu para construir a nova capital do Brasil. Hoje, no Governo Ibaneis Rocha, passou a ser uma empresa que cuida não só de Brasília, mas também de todo o Distrito Federal. Com a missão de construir, recuperar, zelar, plantar e florir, a companhia realizou, nesses últimos quatro anos, obras de grande importância para oferecer melhor qualidade de vida aos moradores do DF. A pandemia do coronavírus foi um motivo a mais para a retomada de obras paradas, a execução de novos empreendimentos e a conclusão de diversos projetos. O resultado se vê por todo o DF: grandes complexos viários, ampliação e recuperação da malha rodoviária, mais ciclovias e calçadas, novas unidades de saúde e escolas. Obras que ajudaram a manter a economia do DF aquecida, gerando emprego e renda para milhares de trabalhadores. Nesta entrevista, o presidente da Novacap, Fernando Leite, garante que muito mais será feito no segundo Governo Ibaneis Rocha. Confira.

Todas as tesourinhas da Asa Norte foram recuperadas pela Novacap | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

AGÊNCIA BRASÍLIA – Qual foi o resultado do trabalho da Novacap nesses últimos anos?

FERNANDO LEITE – Muitas obras foram retomadas, iniciadas e concluídas. Entre 2019 e 2022, entregamos 1.002 obras de considerável importância, coordenadas pelas diretorias de Urbanização e Edificações. Entre elas, destaco a implantação de 293.230,45 m² de pavimentação asfáltica e 302,48 km de calçadas; construção da Clínica da Mulher e do posto-base do Samu; entrega de nove unidades básicas de saúde (UBS), 15 creches e 200 pontos de encontro comunitários (PEC). Recuperamos todas as tesourinhas da Asa Norte e estamos concluindo a recuperação das tesourinhas da Asa Sul. Também modernizamos a Avenida W3 Sul, o Setor de Rádio e TV Sul, além disso, criamos a Avenida W9 do Noroeste. E mais: implantamos a rede de drenagem de Vicente Pires. Estamos concluindo a reforma da Ponte Honestino Guimarães (antiga Costa e Silva) e em 2023 pretendemos começar a reforma da Ponte JK. Brasília, enfim, vive um grande ciclo de grandes obras.

Outra obra entregue à população do Distrito Federal foi a do Setor de Rádio e TV Sul | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

AB – A Novacap tem se preocupado também com a manutenção dos equipamentos públicos, como praças?

FL – Sim. A Novacap tem realizado grandes obras, mas também cuida das nossas cidades. Atuamos em parceria com todas as administrações regionais. São pequenas obras de reparo e manutenção que impactam no dia a dia dos moradores. Serviços como recuperar o asfalto de ruas e avenidas; desobstruir bocas de lobo; podar árvores; cuidar de canteiros e jardins das praças e parques públicos… Enfim, zelar pelo mobiliário urbano para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de cada região administrativa.

AB – Como a Novacap enfrentou o período mais crítico da pandemia do coronavírus?

FL – A ordem do governador Ibaneis Rocha foi para que a Novacap mantivesse os canteiros de obras ativos, que as obras não fossem paralisadas. Foi o que fizemos. Apenas para atender pacientes vítimas da covid-19, construímos três hospitais de campanha em apenas 20 dias com investimentos de R$ 36 milhões.

Fernando Leite antecipa: “A Novacap vai continuar começando e concluindo obras em todo o Distrito Federal” | Foto: Divulgação/Novacap

AB – E por falar em saúde, como estão as obras do futuro Hospital Oncológico de Brasília?

FL – Essa é uma megaobra. Estão sendo investidos R$ 119,7 milhões na construção desse hospital. O terreno tem 41.000m², sendo 31.000m² de área construída. Contará com 172 leitos, 152 leitos de internação e 20 unidades de terapia intensiva (UTI). Estamos trabalhando para que as obras do Hospital Oncológico sejam concluídas ainda no primeiro semestre de 2023.

AB – E o que mais os brasilienses podem esperar da Novacap para os próximos quatro anos?

FL – A Novacap terá uma extensa agenda de entrega de obras relevantes que começaram no primeiro mandato do governador Ibaneis Rocha e que serão concluídas no próximo mandato. Obras como a reforma da Unidade Básica de Saúde do Gama e a modernização da subestação do Hospital Regional de Brazlândia. Vamos concluir a reforma do Restaurante Comunitário de Arniqueira-Areal e entregar o Restaurante Comunitário do Sol Nascente. Vamos entregar também 13 novos Centros de Educação da Primeira Infância. Enfim, a Novacap vai continuar começando e concluindo obras em todo o Distrito Federal.

*Colaboração: Assessoria de Comunicação da Novacap