30/12/2022 às 13:08, atualizado em 30/12/2022 às 14:13

Canaletas melhoram drenagem no boulevard do Túnel de Taguatinga

As peças, conhecidas como monoblocos, são formadas por grelhas de captação de águas pluviais e canais de escoamento

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Os bueiros do boulevard do Túnel de Taguatinga terão um reforço para escoar as águas da chuva. Cerca de 250 m de canaletas de drenagem estão sendo instaladas ao longo do meio-fio na pista do BRT, sigla em inglês para bus rapid transit (ônibus de trânsito rápido). A estrutura, conhecida por monobloco, contém, em uma única peça, grelha de captação de volumes pluviais e canal para escoamento.

Feitas de concreto modificado com polímero, as canaletas suportam cargas mais pesadas e são antifurto | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

As canaletas de drenagem são feitas de concreto modificado com polímero, material de alta resistência que suporta cargas mais pesadas. “Por se tratar de um pista exclusiva para ônibus, esta é a melhor opção em termos de durabilidade”, avalia o engenheiro civil André Borges, um dos responsáveis pela construção do Túnel de Taguatinga.

Para além da longa vida útil, o monobloco apresenta outras vantagens. “É uma peça antifurto, que evita a ação de vândalos”, comenta André. “E mais: as canaletas não enferrujam e permitem fácil higienização, já que a superfície é bem lisa. Basta um jato de água para deixar o canal limpo”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os monoblocos estão sendo instalados na sarjeta, uma estreita faixa de concreto localizada entre o pavimento e o meio-fio. É para lá que o caimento da pista direciona as águas da chuva. “A sarjeta tem uma queda mais acentuada do que a via e mantém o volume pluvial perto das guias”, explica o engenheiro de planejamento Renes Cândido.

O meio-fio, além de delimitar o espaço por onde os veículos trafegam,  tem importante função para a drenagem. É o paralelepípedo feito de concreto que disciplina o fluxo da água em direção às bocas de lobo. Só no trecho que vai da Avenida Comercial até a EPTG, o corredor exclusivo para ônibus terá cerca de 20 bueiros.

Canaletas melhoram drenagem no boulevard do Túnel de Taguatinga