30/12/2022 às 14:44, atualizado em 31/12/2023 às 10:14

Ceia de Ano-Novo leva mais de 45 mil a restaurantes comunitários

Neste sábado (31), as 14 unidades fecham e voltam a funcionar na segunda-feira (2/1)

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Pernil assado ao molho de mostarda e mel, estrogonofe, manjar de coco com calda de ameixa e muito mais. Assim foi composto o cardápio para celebrar o ano-novo nos 14 restaurantes comunitários do Distrito Federal na quinta-feira (29). Mais de 45 mil pessoas compareceram às unidades ao longo do dia.

Frequentadores das unidades dos restaurantes comunitários puderam degustar um cardápio especial | Fotos: Renato Raphael/Sedes

“Na semana passada, todos os restaurantes celebraram o Natal, que, assim como o ano-novo, é uma data marcante; então, foi uma forma de comemorar esse momento com os frequentadores de nossas unidades”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Rocha.

A pequena Ana Júlia Almeida, 10 anos, vai diariamente ao restaurante de Itapoã, acompanhada do pai, o autônomo Ednaldo de Almeida, 62, e da mãe, a dona de casa Antônia de Maria, 51. “Eu gosto dessas festas de fim de ano. Parece que a gente fica mais junto”, diz a estudante, aprovada para o quinto ano do ensino fundamental em 2023.

Refeições balanceadas

Roberto da Costa: “Imagina o tanto de gente que passaria fome se não existisse isso daqui”

Frequentadora assídua da unidade do Itapoã, a vendedora Maricelia Amorim, 62, destaca os pontos que mais a atraem. “A limpeza, o atendimento, o valor e, principalmente, o sabor de uma boa comida saudável e balanceada”, enumera a moradora de Itapoã.

O autônomo Roberto da Costa, 39, considera que os restaurantes comunitários garantem a segurança alimentar e nutricional das famílias. “Imagina o tanto de gente passaria fome se não existisse isso daqui”, afirma. “Eu venho do Maranhão, e lá não temos esse tipo de serviço – não nos moldes do que temos aqui.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Após o funcionamento desta sexta-feira (30), quando todas as 14 unidades servem a tradicional feijoada, os restaurantes fecham no sábado (31) e retomam as atividades normais a partir de segunda-feira (2/1).

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes)