30/12/2022 às 09:07, atualizado em 30/12/2022 às 11:45

Dicas para turistas conhecerem melhor Brasília nesta temporada

Secretaria de Turismo sugere passeios por locais icônicos e visitas a diferentes lugares que compõem o perfil diferenciado da capital federal

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Brasília está preparada para receber turistas de todos os cantos do país neste fim de ano. O setor hoteleiro estima atingir índices de ocupação próximos a 100%. A Inframerica, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Brasília, estima 1.050 pousos e decolagens desta sexta (30) a 2 de janeiro, com um fluxo de aproximadamente 150 mil pessoas entre embarques e desembarques. Para as festividades de fim de ano, a Secretaria de Turismo (Setur) calculou a chegada de 300 mil pessoas. 

A Torre de TV, no Eixo Monumental, é um dos pontos tradicionais de Brasília | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

“Temos atrativos para todos os gostos e públicos”, afirma o secretário de Turismo, William Almeida. “Temos uma coleção de rotas que proporciona entretenimento, cultura e o contato com a natureza para moradores e visitantes de todas as idades. Tenho certeza que neste período de férias teremos um aquecimento na economia por meio das mais de 50 atividades econômicas que atuam no segmento turístico. Todo esse preparo é fruto de um trabalho integrado, realizado na gestão do governador Ibaneis Rocha e todo o trade, para que cada vez mais exista oportunidade de geração de emprego e renda.”

A Setur desenvolveu um roteiro para os visitantes e moradores aproveitarem os atrativos da cidade. Confira, abaixo, as sugestões:

? City tour com visita ao Itamaraty e vista do pôr do sol no Pontão do Lago Sul.

?  Tour guiado no Estádio Mané Garrincha e visita ao complexo gastronômico Mané Mercado, além de visita à Torre de TV.  

?  Museu JK e Superquadra 308 Sul. Vale para conhecer a experiência brasiliense de caminhar livremente pela quadra e blocos. No local está localizada a famosa Igrejinha, com uma arquitetura única, e conhecer o comércio local.

? Visita ao Complexo Cultural da República e ao Museu SesiLab, espaço moderno com muita interação.

? Visita à Torre de TV Digital e ao Balancéu, no Lago Oeste. O passeio pode esticar até a Ermida Dom Bosco ou o Jardim Botânico de Brasília. Mais tarde, o Clube do Choro é uma ótima opção para aproveitar música ao vivo com os melhores artistas da cidade.

? À noite, para quem está de carro, o Cine Drive-in possui uma programação de filmes atuais e, sem dúvida, é uma experiência bem diferente, afinal é o último Drive-in em atividade no Brasil.

? Jardim Zoológico e Trilha do Trem no Park Way. Vale uma esticada até o Museu do Catetinho para conhecer os cômodos de hóspedes e aposentos do presidente Juscelino Kubitschek, no Palácio de Tábuas, primeiro edifício tombado de Brasília. 

*Com informações da Secretaria de Turismo