30/12/2022 às 17:48, atualizado em 30/12/2022 às 18:11

GDF Presente faz limpeza emergencial e recuperação asfáltica em Ceilândia

Iniciada no sábado (24), a ação combate os danos das fortes chuvas da última sexta-feira (23) no Setor QNR

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Para combater os transtornos das fortes chuvas da última sexta-feira (23) em Ceilândia, as ruas do Setor QNR receberam uma ação de limpeza emergencial do programa GDF Presente. Foram desobstruídas vias e higienizados abrigos de ônibus que estavam sujos de lama depois do temporal. Também foram iniciados os trabalhos de recuperação asfáltica das pistas.

“A ação neste setor está sendo realizada desde sábado (24). Estamos acompanhando as famílias que foram prejudicadas, acionamos os órgãos responsáveis por fazer a limpeza pesada e os reparos emergenciais nos pontos mais prejudicados, como na avenida principal que passa entre o Setor de Indústria e a QNR”, explica o administrador de Ceilândia, Dilson Resende de Almeida.

Abrigos de ônibus que estavam sujos de lama depois do temporal foram higienizados | Foto: Divulgação/GDF Presente

A limpeza passou pela via S10, principal pista de deslocamento e que divide o Setor QNR do Setor de Indústria e pela QNR 3/4, 2/3 e 3, Conjunto L. As ruas foram lavadas para a retirada da lama, assim como três abrigos de ônibus que estavam enlameados, impedindo a utilização e sujando os usuários.

Duas pá carregadeiras (maquinário que costuma ser usado para terraplanagem), dez caminhões e um caminhão-pipa cedidos pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) – que também disponibilizou pessoal para a realização do serviço manual – foram utilizados na ação.

O corretor de imóveis João Gomes, 42 anos, vive desde 2002 no Setor QNR. O morador conta que a chuva da semana passada foi a mais forte que ele presenciou na região. “Foi uma das mais fortes que o nosso setor já viu e depois ficou muita sujeira e muita lama”, revela.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para ele, o trabalho do governo tem sido essencial para que a população possa circular pelo setor sem problemas. “Aos poucos, eles já estão conseguindo limpar. Dei uma volta na cidade e o trabalho está sendo muito bem feito, de limpeza e varrição. Também já começaram a reconstrução do asfalto que ficou bastante danificado. Isso é muito importante para a nossa comunidade”, destaca.

De acordo com o coordenador do Polo Oeste II do GDF Presente, Elton Walcacer, “a ação conta com profissionais da Administração Regional de Ceilândia e do SLU, com o apoio do GDF Presente. Já a recuperação asfáltica está sendo feita pela Novacap”.

GDF Presente faz limpeza emergencial e recuperação asfáltica em Ceilândia