30/12/2022 às 20:41, atualizado em 31/12/2022 às 09:07

PMs do DF se formam em pós-graduação

Curso é requisito para que os oficiais possam chegar ao maior posto dentro da carreira da Polícia Militar: o de coronel

Por Lívio di Araújo, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Noventa e dois oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) participaram, nesta sexta-feira (30), da formatura do curso de altos estudos para oficiais 2022, no auditório do Colégio Militar Tiradentes, no Setor Policial Sul. O curso é uma pós-graduação de gestão estratégica em segurança pública, oferecido pelo Instituto Superior de Ciências Policiais, e dá aptidão para que os formados possam chegar ao posto de coronel – a mais alta patente dentro da carreira da PMDF.

Participaram do curso, que é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), majores e tenentes-coronéis dos quadros combatente e saúde da corporação, agora capacitados para ocuparem os mais elevados cargos dentro da PMDF, após seis meses de formação, com 17 disciplinas, entre práticas e teóricas, e 569 horas/aula.

Noventa e dois oficiais da PMDF participaram da formatura do curso de altos estudos para oficiais 2022 | Fotos: Jaqueline Husni/Agência Brasília

“A PMDF precisa de líderes com capacidade crítica e reflexiva. A corporação exige que todos nos superemos a cada dia”, enfatizou o coordenador do curso de altos estudos, tenente-coronel Hudson de Oliveira. “Este curso representa um legado de valorização do ensino superior”, completou.

Três dos 92 oficiais formados foram agraciados como destaques na solenidade. A primeira colocada, major Daniela Teixeira, que obteve média 9,813, foi condecorada, ainda, com a Medalha Duque de Caxias Mérito Intelectual. Além dela, os segundo e terceiro colocados, major Luiz Eduardo Miranda (média 9,773) e major Jorge Alberto Rocha (média 9,676), consecutivamente, também foram convidados ao palco para serem premiados.

De acordo com o comandante-geral da PMDF, coronel Fábio Augusto Vieira, o curso serviu para “amadurecer” os policiais para que possam estar nas ruas de forma mais estratégica a partir de agora. “São homens e mulheres que estão prontos para a missão de liderar policiais militares nas ruas e tenho certeza que daqui sairá um ou mais de um comandante-geral”, afirmou. Vieira prometeu, ainda, apresentar números significativos que mostrarão queda nos crimes em todo o DF. “Estamos prestes a fechar o melhor ano da segurança pública do DF”, disse.

Presente na solenidade, o secretário Nacional de Segurança Pública, coronel da PMDF da reserva, Carlos Machado Paim, ressaltou que, pela primeira vez, nomes do Distrito Federal compuseram o Ministério da Justiça e Segurança Pública. “Fizemos a nossa parte, honramos o nome da Polícia Militar do DF”, reforçou.

Paco Britto: “Temos as melhores forças de segurança do país, não tenho dúvidas disso”

Emocionado, o vice-governador Paco Britto – que participou do último ato oficial à frente do cargo nesta gestão -, reafirmou a importância da participação do DF no Ministério da Justiça e Segurança Pública, além de ressaltar as forças de segurança da capital. “Temos as melhores forças de segurança do país, não tenho dúvidas disso”, avaliou.

“O meu respeito e admiração pela Polícia Militar do DF é imenso e ver nossos homens e mulheres empenhados em alcançar mais qualificação e conhecimento só me deixa ainda mais feliz, porque sabemos que quem vai ganhar é a população do DF”, afirmou Paco ao agradecer a dedicação dos militares que, durante seu mandato como vice-governador, fizeram a segurança dele e de sua família.