30/12/2022 às 14:13, atualizado em 31/12/2022 às 10:27

Três cerimônias marcam posse de Ibaneis Rocha

O governador reeleito receberá bênçãos no Santuário Dom Bosco, diploma na Câmara Legislativa e a faixa governamental no Centro de Convenções

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

Desde 1990, ano em que o Distrito Federal passou a ter eleições diretas, a capital nunca havia reeleito um governador em primeiro turno. A inédita conquista foi obtida pelo primeiro brasiliense nato a chegar ao Palácio do Buriti por duas vezes consecutivas: Ibaneis Rocha. Após quase quatro anos no poder, ele foi reeleito em 2022 com 50,30% dos votos válidos.

Governador Ibaneis vai participar de três cerimônias no domingo (1º/1) | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Ibaneis Rocha, juntamente com a vice-governadora diplomada Celina Leão, participará de três emblemáticos eventos em 1º de janeiro de 2023: uma celebração religiosa, uma cerimônia política e uma solenidade tradicional, porém, recente na história do DF, que é a entrega da faixa governamental. Os eventos estão marcados para o primeiro dia de 2023, um domingo.

O ritual terá início às 8h, com uma missa de Ação de Graças no Santuário São João Bosco, na 702 Sul. A cerimônia será conduzida pelo arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar, sendo aberta ao público. Na sequência, o governador Ibaneis Rocha e a vice-governadora Celina seguem para a Câmara Legislativa, onde, às 10h30 serão empossados. Já com o diploma de governador na mão, Ibaneis prestigiará a posse dos deputados distritais. 

A agenda de eventos termina no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde, às 11h30, realiza-se a cerimônia em que Ibaneis Rocha recebe a faixa de governador. Como ele é governador reeleito, decidirá se já chega ao evento vestindo a faixa ou se a receberá das mãos de algum membro da equipe do Cerimonial do GDF.  Na mesma cerimônia, o governador empossará os secretários e ele será o único a discursar. Esta solenidade será aberta ao público.

Programação

? 8h – Missa no Santuário São João Bosco
? 10h30 – Posse na CLDF
?
11h30 – Posse no Centro de Convenções Ulysses Guimarães