31/12/2022 às 10:56

Cuidados para o uso seguro de fogos de artifício nas festas de fim de ano

Saiba como evitar acidentes e garantir um manuseio prudente dos itens durante o Réveillon

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A chegada de um novo ano costuma ser celebrada com muita festa, espumante e fogos de artifício. Apesar da beleza que trazem à comemoração, os fogos podem ser um perigo para quem os manuseia. Queimaduras e até dilaceração de membros podem ocorrer devido ao mau uso desses equipamentos.

Espetáculo de luzes requer cuidados redobrados no manuseio do material | Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Há uma série de cuidados que devem ser tomados para que a utilização dos fogos de artifício seja feita com segurança, evitando acidentes. Para garantir a proteção de quem quiser utilizar os fogos, é importante procurar comprar o material apenas em lojas credenciadas e itens com certificado de autorização do Exército Brasileiro, orienta o capitão Fábio Bohle, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF).

[Olho texto=”“É necessário usar os fogos com o suporte, que geralmente é fornecido pela fábrica”” assinatura=”Capitão Fábio Bohle, do CBMDF” esquerda_direita_centro=”direita”]

“A outra recomendação é que dê preferência para os fogos só com o efeito visual e não com os estampidos que podem incomodar animais e pessoas com deficiência”, complementa o militar. “A gente ainda costuma orientar para atenção redobrada à questão do material em si, [a importância de] avaliar se está em boas condições.”

Em relação ao manuseio, o gestor orienta que seja feito com bastante atenção, seguindo as recomendações do fabricante e nunca diretamente em contato com as mãos ou na direção das pessoas. “É necessário usar os fogos com o suporte, que geralmente é fornecido pela fábrica”, atenta. O capitão também lembra que o material não deve ser manejado próximo a aglomerações e que crianças só devem utilizar fogos sob supervisão de adultos.

De acordo com o gestor, muitos acidentes acontecem devido a falhas ou efeito retardado dos fogos de artifício. Quando isso ocorre, os fogos não devem ser reutilizados, devendo ser imersos em um balde de água para evitar explosão.

No caso de acidentes, a pessoa deve ligar para o telefone 193 e acionar o atendimento do Corpo de Bombeiros. Antes do socorro, os ferimentos podem ser lavados com água corrente e protegidos com um pano limpo umedecido com água filtrada.

Dicas de segurança 

? Comprar os fogos de artifício em lojas credenciadas pelo Exército Brasileiro
? Optar pelos fogos silenciosos, em respeito a pessoas com deficiência e animais
? Ler o manual de instruções antes de iniciar o manuseio do material
? Sempre utilizar o suporte para as mãos na hora de manejar os fogos
? Não soltar os fogos em direção a pessoas nem em locais de muita aglomeração
? Se o fogo falhar, emergir imediatamente o item em um balde com água
? Crianças só devem utilizar os fogos supervisionadas por adultos
? Em caso de acidentes, ligar para o 193 e acionar o Corpo de Bombeiros