31/12/2022 às 11:44, atualizado em 31/12/2022 às 12:24

Estrada na Rota do Cavalo é recuperada após fortes chuvas

Via de acesso ao Condomínio Morada Colonial, em Sobradinho, foi toda nivelada pelas equipes do GDF Presente

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Muito prejudicada pela ação das chuvas fortes de dezembro, uma estrada não-pavimentada na Rota do Cavalo, em Sobradinho, foi recuperada esta semana pelas equipes do GDF Presente. Erosões se formaram nas laterais da pista do Condomínio Morada Colonial e os buracos aumentaram, tornando a pista intransitável. Desde terça-feira (26), operários executam o nivelamento de 800 metros de via para devolver a mobilidade a dezenas de famílias que moram no local.

[Olho texto=”“Fizemos a retirada de lixo e entulhos das valas, para depois consertar a pista. Como a chuva deu uma trégua, conseguimos adiantar o serviço”” assinatura=”Ronaldo Alves, coordenador do Polo Norte do GDF Presente” esquerda_direita_centro=”direita”]

A região do Morada Colonial passa por um processo de regularização fundiária e ainda não pode receber a pavimentação asfáltica. Após um chamado na ouvidoria da Administração Regional de Sobradinho feito pela comunidade, os operários providenciaram o nivelamento da estrada e a correção das erosões. Cento e oitenta toneladas de resíduos de construção civil (RCC) triturados, doados pelo SLU, foram assentados para melhorar as condições da única estrada de acesso à localidade.

O trabalho do GDF Presente devolveu aos moradores do Condomínio Morada Colonial a transitabilidade na via | Foto: Divulgação

“Trata-se de uma via estreita em que a força das enxurradas formou grandes valas, dificultando a entrada e a saída de veículos e prejudicando a circulação de moradores”, explica o coordenador do Polo Norte do programa, Ronaldo Alves. “Fizemos a retirada de lixo e entulhos das valas, para depois consertar a pista. Como a chuva deu uma trégua, conseguimos adiantar o serviço”, diz.

Ação anterior foi prejudicada

De acordo com o administrador regional, Abílio de Castro, o órgão já havia feito um trabalho de recuperação no local há poucos meses, o que foi inviabilizado pelas enxurradas. “Providenciamos agora uma força-tarefa com a Novacap e o GDF Presente para atender emergencialmente o bairro. A chuva forte prejudicou muito e abriu as erosões na passagem”, ressalta. “Mas já podemos observar que o fluxo de pedestres e veículos está voltando ao normal no Morada Colonial”, finaliza o gestor.