02/01/2023 às 18:23, atualizado em 02/01/2023 às 20:21

Primeiro almoço de 2023 em restaurante comunitário tem cardápio balanceado

A unidade da Estrutural é uma das 14 que atendem a população do DF. Nos últimos quatro anos, os restaurantes forneceram mais de 31 milhões de refeições

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

O primeiro almoço do ano servido pelo Restaurante Comunitário da Estrutural deixou quase 1.500 pessoas com água na boca. Tinha salada de repolho, arroz, feijão, farofa e cozido de carne com cenoura, abóbora e batatas. Uma refeição balanceada e saudável, sem gordura ou sal em excesso. Do jeitinho que o aposentado Júlio César Pereira, 65 anos, precisa.

Quase 1.500 pessoas aproveitaram o primeiro almoço do Restaurante Comunitário da Estrutural em 2023, que serviu salada de repolho, arroz, feijão, farofa e cozido de carne com cenoura, abóbora e batatas | Fotos: Tony Oliveira / Agência Brasília

[Olho texto=”“Os restaurantes comunitários são de suma importância para garantir a segurança alimentar e nutricional do cidadão do DF”” assinatura=”Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O morador da Estrutural come no restaurante comunitário todos os dias há mais de dez anos. “Eu tenho diabetes, preciso ter cuidado com a minha alimentação. Onde mais eu poderia pagar tão barato para ter uma refeição feita com o acompanhamento de nutricionistas?”, questiona Júlio César. “Além disso, a comida é muito saborosa e posso vir caminhando da minha casa até aqui”.

O aposentado Júlio César Pereira, que come no restaurante da Estrutural há mais de dez anos, considera a comida muito saborosa, barata e dentro dos padrões para quem é diabético, como ele

A unidade da Estrutural forneceu 626.569 refeições de janeiro a novembro de 2022, montante que representa 6% dos 9.139.679 pratos servidos no mesmo período pelos 14 restaurantes comunitários que atendem o Distrito Federal. Durante a primeira gestão do governador Ibaneis Rocha, quase 31 milhões de refeições foram oferecidas para a população, a R$ 1,00 o almoço e R$ 0,50 o café da manhã.

A nutricionista Brenda Vitória informa: “Como atendemos um público muito diversificado, usamos pouco sal e quase nenhum açúcar nos preparos”

“Os restaurantes comunitários são de suma importância para garantir a segurança alimentar e nutricional do cidadão do DF”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “Prezamos pela limpeza do ambiente, pelo bom atendimento, pelo valor acessível e, principalmente, pelo sabor com foco na qualidade associada dos alimentos, para que proporcionem uma dieta saudável.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para garantir refeições balanceadas, nutricionistas como Brenda Vitória, que trabalha na unidade de Ceilândia, acompanham de perto o que é servido nas unidades. “Não sai nenhuma fritura das nossas cozinhas”, garante a profissional. “Como atendemos um público muito diversificado, usamos pouco sal e quase nenhum açúcar nos preparos. Também evitamos utilizar óleo de qualquer tipo”.

A refeição saudável faz sucesso com a pensionista Milma Silva. Aos 79 anos, a moradora do Guará pega o ônibus diariamente para almoçar no restaurante da Estrutural. “Comida boa e barata é comigo mesmo. Fora que eu não pago pela passagem, então aproveito para passear”, comenta, com um sorriso no rosto. “Gosto de tudo o que provo por aqui. Mas a feijoada que eles fazem, com uma receita bem levinha, é meu prato preferido”.

Primeiro almoço de 2023 em restaurante comunitário tem cardápio balanceado