02/01/2023 às 09:42, atualizado em 02/01/2023 às 09:48

Saúde atende 267 pessoas na Esplanada dos Ministérios, no domingo (1º)

Três tendas foram montadas para prestar assistência ao público que compareceu às festividades da posse do presidente Lula

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Para garantir assistência das pessoas no evento da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, neste domingo (1º), a Secretaria de Saúde (SES) montou três tendas de pronto atendimento em locais estratégicos na Esplanada. Até as 20h, 267 pessoas foram atendidas.

Tendas ficaram à disposição do público e foram realocadas quando começaram os shows | Foto: Tony Winston/Agência Saúde

Com sintomas de desidratação, a estudante Emily Freire, 16 anos, foi encaminhada para uma das tendas. “Ela está recebendo soro e está deitada para se recuperar”, explicou a mãe da jovem, Rosângela Freire. Em menos de dez minutos, contou, Emily já estava sob cuidados dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Também com desidratação, a estudante Victoria Pereira, 25, foi pedir ajuda da equipe na tenda. “Bebi pouca água, e o sol do meio-dia estava muito forte”, relatou. “A equipe foi muito atenciosa, prestativa, e rapidinho eu já estava me sentindo melhor”, disse Victoria, que é de Angra dos Reis (RJ).

[Olho texto=”Os principais casos registrados foram de desidratação, segundo o coordenador da tenda montada em frente ao Comando da Aeronáutica, Warlis Gonçalves” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Festividades

Assim como ocorreu com as duas jovens, a desidratação foi o principal problema registrado, segundo o coordenador da tenda montada em frente ao Comando da Aeronáutica, o enfermeiro Warlis Gonçalves. “Ontem [31/12] foi Réveillon, as pessoas beberam, e há quem veio de fora e não está acostumado com o clima de Brasília”, pontuou.

Nesse posto, foram 85 atendimentos até as 20h. Na unidade em frente ao comando da Marinha, foram 80. Já o posto localizado na Praça dos Três Poderes registrou 102 atendimentos até o mesmo horário. 

O profissional da educação Wagner Douglas Nascimento, 53 anos, percebeu que o seu corpo não estava normal. “Senti uma dor de cabeça e tive uma vertigem na hora”, contou. O mal-estar fez com que procurasse atendimento. “Minha pressão estava 16 por 10, alta, e eu precisava de ajuda”. Após ser atendido, ele ficou na tenda por mais de três horas até a pressão baixar.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com o fim do discurso de posse presidencial, o movimento maior se concentrou no palco onde foram realizados os shows artísticos. Naquele momento, as tendas foram realocadas para a concentração do público no evento. “As tendas são realocadas de forma sequencial e sem ter comprometimento do atendimento”, explicou a subsecretária de Assistência Integral à Saúde, Sofia Sericia. 

O Samu registrou ainda 16 remoções para pessoas que precisaram de atendimentos mais complexos em função de acidentes como quebrar ou torcer algum osso. A população também teve a possibilidade de fazer teste de covid-19 na Rodoviária do Plano Piloto. Realizada em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), essa ação ocorreu das 9h às 17h.

A empreendedora Isabel Silva, 44, foi a primeira do dia a conferir se estava doente. “Vim de caravana, e aqui tem muita aglomeração”, observou. “Achei muito importante ter esse ponto, ainda mais tão bem-localizado”. Com o resultado negativo para o coronavírus, a moradora de São Paulo pôde se sentir mais segura para aproveitar a festa.

*Com informações da Secretaria de Saúde