06/01/2023 às 15:40, atualizado em 06/01/2023 às 19:19

Bacias de contenção minimizam impacto das chuvas no Sol Nascente

GDF executou serviço na área da Chácara 115, no Trecho 3, e trabalho já tem evitado alagamentos nas residências

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

O Governo do Distrito Federal (GDF) atuou para minimizar o impacto das chuvas neste início de ano na Chácara 115, localizada no Trecho 3 do Sol Nascente/Pôr do Sol. No local, foram construídas bacias de contenção para captação de águas pluviais, evitando alagamentos nas casas da região.

As bacias de contenção construídas na Chácara 115, no Trecho 3 do Sol Nascente/Pôr do Sol, vão proteger de alagamento as casas da região | Foto: Divulgação / GDF Presente

[Olho texto=”“Ceilândia tem passado por uma grande obra de captação pluvial na QNL. Vai ajudar muito e aliviar a situação no Sol Nascente, que vai passar por uma grande intervenção no Trecho 3, e melhorar sua infraestrutura”” assinatura=”Cládio Ferreira, administrador regional do Sol Nascente/Pôr do Sol” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O trabalho foi conduzido em parceria pela Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol, pela Novacap, DER, Detran e GDF Presente. Próximo às bacias de contenção foram instaladas placas com a advertência “Proibido acesso, área de risco, bacias”.

Segundo o administrador do Sol Nascente/Pôr do Sol, Cláudio Ferreira, o serviço é tratado como paliativo, mas teve efeito imediato na região. “Com as chuvas, a chácara 115 estava sendo muito impactada com toda água que desce de Ceilândia para aquela área. Como é um local baixo, as casas estavam sendo atingidas. Esse trabalho foi feito enquanto está sendo realizada a desobstrução das redes de águas pluviais em Ceilândia”, detalha o administrador.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo o gestor, o trabalho tem funcionado e as casas não ficam mais alagadas. “Ceilândia tem passado por uma grande obra de captação pluvial na QNL. Vai ajudar muito e aliviar a situação no Sol Nascente, que vai passar por uma grande intervenção no Trecho 3, e melhorar sua infraestrutura”, acrescenta o gestor.

De acordo com o coordenador do Polo Oeste II do GDF Presente, Elton Walcacer, as placas vão trazer segurança para a população. “As quatro bacias e as placas de sinalização confeccionadas pelo DER/DF vão ajudar na segurança da população nesse período de chuvas e para que não acessem a área”, afirma.