06/01/2023 às 15:45

DF recebe 379 novos abrigos de vidro e metal

Estruturas estão sendo instaladas em pontos de ônibus de 14 regiões administrativas

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Modernos, seguros e funcionais. Assim são os 379 novos abrigos com estrutura de metal e vidro que a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) está instalando em paradas de ônibus de 14 regiões administrativas do DF.

Novas paradas de ônibus garantem proteção aos usuários e têm mais visibilidade | Foto: Divulgação/Semob

Vitória Manuella Silva Santana, 21 anos, costuma utilizar os novos abrigos nas paradas de ônibus do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), onde trabalha como estagiária em uma empresa de energia. Para ela, as novas paradas são interessantes e inclusivas.

[Olho texto=”Material utilizado nos equipamentos tem mais resistência às variações do clima ” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Achei [as paradas] bem inclusivas, pelo fato de terem espaço para os cadeirantes poderem ficar também na sombra, porque nesse sol quente é horrível, e também achei bem interessantes, bem modernas, porque você vê ônibus chegando sem uma barreira de concreto te impedindo [de ver]”, disse a jovem.

Os abrigos foram concebidos e fabricados nos padrões certificados pelas normas ISO. A disponibilidade e o tamanho dos componentes do abrigo favorecem a acessibilidade. As estruturas possuem maior resistência e adaptação às variações climáticas. Os vidros, na cor cinza- fumê, proporcionam excelente visibilidade e ao mesmo tempo proteção dos usuários ao sol.

Novas estruturas

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A implantação dos novos abrigos segue acelerada. As estruturas beneficiam os usuários do transporte coletivo em pontos próximos a setores comerciais, instituições de saúde, órgãos públicos e áreas residenciais.

Após o mapeamento de 181 locais para implantação das estruturas, 87 abrigos já foram concluídos. O SIA e o Lago Sul terão 23 estruturas, cada. O Plano Piloto receberá 21, enquanto Taguatinga terá 18 e Noroeste já está recebendo 17 novas paradas de vidro e metal.

As demais localidades beneficiadas com novos abrigos são Núcleo Bandeirante (14, três dos quais na Metropolitana), Setor de Clubes Sul (11), SOF Sul (nove), Epia Norte (nove), Estrutural (oito), Sudoeste (seis), Gama (seis), DF-070 (cinco), Lago Norte (três), UnB (três), SMU (dois), Cruzeiro (um), Octogonal (um) e Candangolândia (um).

*Com informações da Semob