06/01/2023 às 18:46

População do DF debate poligonal do Parque Veredinha, em Brazlândia

Consulta pública está programada para 7 de fevereiro, na administração regional

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

O Instituto Brasília Ambiental vai promover consulta pública para discutir a redefinição da poligonal do Parque Ecológico Veredinha, em Brazlândia. O evento presencial acontece no dia 7 de fevereiro, das 9h às 12h, na administração regional local. O estudo técnico e o mapa da poligonal proposta já estão disponíveis para consulta no site da autarquia.

O estudo técnico e o mapa da poligonal proposta já estão disponíveis para consulta no site do Brasília Ambiental | Foto: Divulgação

Após o debate, será disponibilizado um vídeo institucional sobre o tema e aberto o prazo para manifestações dos interessados. Todas as participações serão analisadas e respondidas oficialmente por meio de documento, também publicado no portal do Brasília Ambiental.

A consulta pública não é deliberativa, mas permite que a sociedade tenha poder de participação e seja ouvida pelo órgão, ajudando a aperfeiçoar a proposta. A discussão pública confere transparência às ações do Governo do Distrito Federal (GDF) e possibilita debater com a sociedade temas de interesse coletivo e obter informações, opiniões e colaborações que possam refinar a proposição.

Equilíbrio ambiental

O Parque Ecológico Veredinha foi criado pelo Decreto nº 16.052/1994. A unidade foi criada com o objetivo de repovoar, com espécies nativas, as nascentes e áreas degradadas ao longo do Córrego Veredinha; proporcionar à população condições de exercer atividades culturais educativas e de lazer em um ambiente natural equilibrado; e utilizar os componentes naturais do parque na educação ambiental de crianças e jovens.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental