09/01/2023 às 15:12, atualizado em 09/01/2023 às 15:38

Escolas de Taguatinga passam por reformas estruturais

Serviços vão desde troca total dos telhados, construção de pisos externos e manutenções hidráulicas e elétricas

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

O ano mal começou e as reformas de algumas escolas de Taguatinga estão a pleno vapor. No momento, pelo menos 11 dessas instituições de ensino na cidade passam por algum tipo de manutenção, desde serviços nas instalações hidráulicas e elétricas, construção de novo piso externo, ou seja, calçadas, novas canaletas, até a troca de todo o telhado. É o que acontece, por exemplo, no Centro de Ensino Infantil 04, próximo à praça do DI.

Novo telhado do CEI 04 vai ganhar estrutura em metal em substituição à antiga, de madeira | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

As obras no CEI 04 iniciaram na última semana de dezembro e mobilizam 15 homens. A previsão é de que o novo telhado fique pronto no começo de fevereiro. “É uma obra importante porque é uma escola central que atende toda essa comunidade próximo à Praça do DI”, comenta o coordenador regional de ensino de Taguatinga, Murilo Marconi Rodrigues. “Nossa escola é uma das mais antigas de Taguatinga, foi inaugurada em 1964, o telhado era de madeira e, agora, com essa nova estrutura, de metal, vai durar bastante tempo”, observa a diretora do CEI 04, Sabrina Marques.

Coordenador regional de ensino de Taguatinga, Murilo Marconi: “[A cobertura do CEI 04] É uma obra importante porque é uma escola central que atende toda essa comunidade próximo à Praça do DI”

Na Escola Classe Colônia Agrícola Vicente Pires, um caminhão betoneira despejou, na semana passada, toneladas de cimento para a concretagem da nova calçada da escola. No espaço, também está sendo construída uma nova canaleta para a drenagem da água da chuva. Finalizada essa etapa, será a vez da pintura de toda escola, que atende 330 alunos de 6 a 12 anos.

Vice-diretora da escola, Mariangela Santana era só felicidade. “A reforma da área externa da escola era bastante solicitada porque tinha professor caindo nas canaletas e a raiz das árvores tinha quebrado o calçamento antigo”, comenta ela. “Tinha lugar que a gente colocou cones para proteger as crianças. Então, mais do que conforto, é uma intervenção que vai trazer mais segurança”, avalia Mariangela.

Nova calçada em construção na Escola Classe Colônia Agrícola Vicente Pires

Localizada em Taguatinga Norte, a Escola Classe 42 também terá o piso da área externa entre as salas de aula todo trocado e, na vizinha Escola Classe 45, a substituição será de todas as janelas. Já no Centro de Ensino Infantil 05, a reforma completa da cantina da escola, do teto ao chão, teve início na última semana de dezembro. O recurso desse serviço, especificamente, é de R$ 95 mil, vindo de emenda parlamentar.

Vice-diretora da Escola Classe Colônia Agrícola Vicente Pires, Mariangela Santana: “A reforma da área externa da escola era bastante solicitada porque tinha professor caindo nas canaletas e a raiz das árvores tinha quebrado o calçamento antigo”

“Tentamos sempre manter a estrutura física do prédio e de cada ambiente com manutenções preventivas, por isso, a fim de garantir melhorias, não podemos fugir de reformas gerais como essa”, destaca a diretora do CEI 05, Cinthia Aparecida Gomes da Nóbrega de Lucena. Estamos ansiosos com o resultado final. Cada item foi observado com carinho, para que tanto nossas servidoras quanto as crianças que serão atendidas fiquem plenamente satisfeitas”, torce.

Por conta das fiações elétricas bastante antigas, tanto o Centro de Ensino Infantil 02 quanto o Centro Educacional 04, além do Centro de Ensino Fundamental 04, terão as instalações trocadas. Já a intervenção nos Centro de Ensino Fundamental 12, Escola Classe 15, além do Centro de Ensino Médio Ave Branca, será na parte hidráulica dos prédios.

Escolas de Taguatinga passam por reformas estruturais