09/01/2023 às 16:59

Inscrições abertas para a segunda etapa do Panifica Mais

Matrículas para o curso de panificação e confeitaria podem ser feitas pelo site da Secretaria de Trabalho até quinta (12)

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Estão abertas as inscrições para a segunda etapa do programa Panifica Mais. Desta segunda (9) até quinta-feira (12), os interessados podem se candidatar a uma das 50 vagas do curso de panificação e confeitaria, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet). A qualificação terá duração total de 90 horas, com aulas disponíveis em dois horários: das 18h25 às 21h15 e das 21h25 às 23h. As atividades têm início previsto para o próximo dia 23.

Qualificação em panificação e confeitaria tem duração total de 90 horas | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Para se candidatar a uma vaga, é preciso ter mais de 16 anos e comprovar situação de vulnerabilidade econômica e social. Menores de 18 anos devem preencher ficha de autorização dos pais ou responsáveis legais. O documento estará disponível no site da Sedet. Os interessados também devem residir no Distrito Federal, preferencialmente no Sol Nascente, onde as aulas serão ministradas.

A lista de convocados para o Panifica Mais também será divulgada no site da Sedet a partir de sexta-feira (13). Os selecionados deverão comparecer ao Instituto Mãos Solidárias (Chácara 81, Conjunto A, lotes 21 a 26, salas 103 a 107 – Sol Nascente) entre os dias 16 e 21, das 14h às 19h (de segunda a sexta), ou das 8h às 12h (no sábado), para apresentar a documentação exigida.

Como se inscrever

[Olho texto=”“Nossa meta é criar cursos de qualificação profissional que possam atender a demanda de mercado”” assinatura=”Thales Mendes, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda” esquerda_direita_centro=”direita”]

Os futuros alunos deverão levar Carteira de Identidade ou documento equivalente com foto, CPF e comprovante de residência no DF (ou declaração de próprio punho). Pessoas em situação de rua ou morando em casas de passagem são dispensadas de apresentar o último item.

Caso não compareça na data determinada ou não apresente qualquer um dos documentos comprobatórios, o candidato será automaticamente desclassificado. Nessa situação, a vaga será ocupada pelos selecionados remanescentes constantes do cadastro reserva. Quem cumprir 75% da carga horária total, com aproveitamento de no mínimo 60% do curso, receberá um certificado de conclusão.

“Essa é a segunda etapa do Panifica Mais Brasília, sendo que a primeira foi um sucesso total”, avalia o titular da Sedet, Thales Mendes. “Nossa meta é criar cursos de qualificação profissional que possam atender a demanda de mercado. O setor de panificação e confeitaria tem crescido cada dia mais no Distrito Federal, o que exige mais trabalhadores capacitados.”

Qualquer dúvida pode ser tirada pela Subsecretaria de Qualificação Profissional (SQP). Basta ligar ou mandar um WhatsApp para o número (61) 98279-0085.