09/01/2023 às 13:25

Pavimentado o desvio na marginal norte do Túnel de Taguatinga

Mudança no trânsito é provisória e trará mais segurança para motoristas e operários que trabalham na construção do complexo viário

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Parte da marginal norte do Túnel de Taguatinga sofrerá um desvio. O trecho final da via que liga a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) à Avenida Elmo Serejo será deslocado para a direita e passará por três faixas de rolamento que estão sendo asfaltadas nesta segunda-feira (9). A medida garantirá mais segurança para motoristas e operários, já que distanciará o fluxo de veículos do canteiro de obras.

O desvio vai manter as três faixas de rolamento para não prejudicar o trânsito | Foto: Divulgação / Secretaria de Obras

“Normas de segurança do trabalho pedem que o tráfego esteja a uma distância de cerca de 5 metros da construção porque, se acontecer algum acidente, tanto o pessoal da obra quanto o motorista estarão resguardados”, informa o engenheiro civil Antônio Carlos Ribeiro Silva, da Secretaria de Obras e Infraestrutura. “Para tornar o desvio ainda mais seguro, vamos colocar barreiras de proteção de concreto delimitando o canteiro.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O desvio de aproximadamente 80 m receberia uma camada de massa asfáltica na manhã da última sexta-feira (6). As fortes chuvas que caíram sobre Taguatinga, no entanto, obrigaram o adiamento do serviço para o início desta semana. “Precisamos de um dia de estiagem para que a base ficasse seca”, comenta Antônio Carlos.

A mudança na saída da marginal norte é provisória. E vai durar até que a alça de conexão entre o boulevard do Túnel de Taguatinga e a Avenida Elmo Serejo seja concluída. A pista suspensa, exclusiva para ônibus, é apoiada por duas muralhas com 80 m de comprimento cada. A altura dos paredões varia de 4 m a 1 m.