09/01/2023 às 15:38, atualizado em 09/01/2023 às 17:09

Voluntários prestarão serviços por mais quatro anos no Hospital de Apoio

Parceria com associação da categoria foi renovada. Mais de 1,4 mil pessoas estão cadastradas pela Secretaria de Saúde para colaborar com toda a rede pública de saúde

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Secretaria de Saúde (SES) prorrogou por mais quatro anos o contrato com a Associação dos Voluntários do Hospital de Apoio de Brasília (Avhap). O objetivo é dar continuidade à cooperação e prestação de serviços aos usuários do hospital.

[Olho texto=”“Pessoas com formação específica podem atuar como profissionais voluntários”” assinatura=”Jucenir Carvalho, gerente de Voluntariado da Secretaria de Saúde” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com a medida, a vigência vai até 11 de dezembro de 2026. A SES possui 1.490 profissionais cadastrados e 24 instituições sociais que prestam serviços voluntários nas unidades de saúde. Nessa parceria com o Hospital de Apoio, são 148 pessoas em atuação.

Para atuar no voluntariado, é preciso ter mais de 16 anos de idade e tempo disponível | Foto: Érika Bragança/Agência Saúde

“Atualmente, temos um edital de chamamento público aberto para que possamos regularizá-las e dar um maior acompanhamento”, explica a gerente de Voluntariado da secretaria, Jucenir Carvalho. “As associações interessadas em firmar acordo de cooperação ou credenciamento têm nos procurado.”

Para participar do programa de voluntariado, é necessário assinar um termo de adesão, válido por um ano e podendo ser prorrogado de forma ilimitada por mais um ano, mediante termo aditivo. “É preciso ter mais de 16 anos, tempo disponível e vontade de ajudar”, orienta Jucenir. “Podem ser pessoas comuns, estudantes, servidores inativos e integrantes de organizações sociais. Pessoas com formação específica podem atuar como profissionais voluntários.”

Importância

A gerente de Voluntariado da SES reforça a importância da atividade dos voluntários: “Eles possibilitam o desenvolvimento da rede, além de trazerem consigo criatividade e troca de experiências. Tanto os servidores aprendem com eles quanto o contrário acontece também. Outro ponto importante, é a humanização no atendimento”.

Aos gestores das unidades, é vedado contar com os voluntários de forma substitutiva ao servidor público, inclusive em casos de licença, afastamentos legais e vacâncias, bem como elaborar escalas de forma a depender do voluntariado para o regular funcionamento do serviço.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Seleção 

A pessoa interessada em atuar no voluntariado – social ou profissional – deve procurar diretamente a unidade de interesse, para conversar com o coordenador de voluntariado. Em seguida, é preciso enviar e-mail com currículo para o responsável informado. Caso não consiga contato com o coordenador da unidade em que tenha interesse, o candidato poderá encaminhar mensagem para o e-mail gevol.dipmat.@saude.df.gov.br.

Após as primeiras tratativas, o voluntário fará entrevista com o coordenador na unidade. Nesse momento, são estabelecidos os locais, as atividades e os horários para desempenhar o serviço. É necessário apresentar a documentação exigida e assinar o termo de adesão. Após essa etapa, é agendado treinamento com um supervisor técnico. O voluntário ainda passa por uma avaliação após 30 dias do início da prestação de serviços, para que continue desempenhando as atividades no local.

Atualmente, há voluntários atendendo nos hospitais de Apoio de Brasília (HAB), Materno Infantil de Brasília (Hmib), Regional da Asa Norte (Hran), Regional de Ceilândia (HRC), Regional do Gama (HRG), Superintendência Regional de Saúde Centro-Sul (SRSCS), Regional de Brazlândia (HRBZ), Superintendência de Saúde da Região Leste (SRSLE), Regional de Planaltina (HRPL), Regional de Sobradinho (HRS), Regional de Samambaia (HRSAM), Regional de Taguatinga (HRT) e Regional São Vicente de Paulo (HRSP), bem como na Subsecretaria de Vigilância Sanitária (SVS) e nas superintendências de Saúde das regiões Norte (SRSNO),  Leste (SRSLE) e Centro-Sul (SRSCS).

*Com informações da Secretaria de Saúde (SES)