11/01/2023 às 15:28

Escola abre segunda temporada de cursos e oficinas online com 120 vagas

O projeto é financiado pelo FAC e ministrado por experientes artistas da cidade

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

A segunda temporada de cursos, oficinas e debate online da Escola Sociocriativa Capacita do DF está aberta. São 120 vagas virtuais para as aulas de palhaçaria clássica e contemporânea, construção de brinquedos lúdicos milenares, além de preparação corporal. São 20 horas de encontros de capacitação e laboratórios com duração de 4 horas cada e um debate sobre o processo criativo e artístico em circo e teatro no DF. Tudo de graça.

Os encontros virtuais serão entre os dias 16 de janeiro e 14 de fevereiro| Foto: Divulgação

As matrículas para a segunda temporada da Escola Capacita, promovida com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura, podem ser feitas no site da instituição. Os encontros virtuais, ministrados por experientes artistas da cidade, serão entre os dias 16 de janeiro e 14 de fevereiro.

“Acredito que esses cursos sanam essa necessidade que temos no DF de capacitar artistas; temos três faculdades de arte aqui e, no caso da palhaçaria, apenas uma aborda o tema”, comenta o premiado palhaço e diretor teatral Denis Camargo, que conduz o curso de Palhaçaria Clássica e Contemporânea. “Serão encontros com professores qualificados que trabalharão com o desejo do estudante de fomentar, direcionar e ampliar seu poder estético”, antecipa.

[Olho texto=”“Conseguir contar com um projeto como esse, proporcionar capacitação para os novos artistas, voltar a mobilizar a cultura nesse formato é muito relevante”” assinatura=”Maíra Moraes, integrante do coletivo Instrumento de Ver” esquerda_direita_centro=”direita”]

Integrante do coletivo Instrumento de Ver, grupo formado desde 2002 por acrobatas e realizadoras, a artista Maíra Moraes fala sobre a importância de compartilhar as diversas facetas da produção cultural e da criação artística da equipe com entusiastas da arte. “A gente se reinventou na pandemia e agora que as coisas voltaram presencialmente é muito importante manter esses produtos de qualidade que foram feitos”, destaca. “Conseguir contar com um projeto como esse, proporcionar capacitação para os novos artistas, voltar a mobilizar a cultura nesse formato é muito relevante”, elogia.

Em dezembro do ano passado, a Escola Capacita promoveu a primeira temporada de cursos e oficinas, atendendo cerca de 100 pessoas. Mais informações no instagram da Casadaarvore.