11/01/2023 às 08:48, atualizado em 11/01/2023 às 09:17

GDF convida gestantes a conhecer os espaços onde vão ter seus bebês

O atendimento no Hospital Regional do Gama (HRG) é feito uma vez por mês e o próximo será em 14 de fevereiro. Os agendamentos são por e-mail ou no próprio centro obstétrico

Por Lúcio FLávio, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Dilatação de colo, dores e trabalho de parto, respiração e posições adequadas na hora de dar à luz a um bebê, amamentação. Eis algumas informações básicas que toda gestante que está prestes a trazer ao mundo um rebento deve saber. Foi o que aprendeu a editora de vídeo Eliane Gonçalves dos Santos, 29 anos, ao participar, na tarde dessa terça-feira (10), no Hospital Regional do Gama (HRG), de intensivão sobre os preparativos para ganhar o filho Augusto. A futura mamãe também teve oportunidade de conhecer melhor o espaço onde sua vida ganhará um novo sentido daqui a dois meses.

Trata-se de um direito exigido tanto pelo Ministério da Saúde quanto pela Secretaria de Saúde do DF, explica a enfermeira obstétrica Kátia Guerreiro, responsável por fazer esse atendimento uma vez por mês de gestantes das cidades do Gama, Valparaíso, Luziânia, Cidade Ocidental e Cristalina. Não há limite de vagas e as interessadas podem fazer as inscrições pelo e-mail residenteshrg@gmail.com ou procurar o centro obstétrico do HRG.

“Todas as gestantes têm esse direito de conhecer a maternidade onde vão ganhar o seu bebê, entender como funciona a rotina do hospital neste atendimento no momento do nascimento do seu filho”, explica a servidora da saúde.

Gestantes de 31/32 semanas de gravidez que já são acompanhadas pelo Hospital Regional do Gama recebem uma série de informações sobre o parto | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

O público-alvo deste serviço especializado são gestantes de 31/32 semanas de gravidez que tenham vinculação com o Hospital Regional do Gama, ou seja, já fazem acompanhamento pré-natal no local. No pronto-socorro de ginecologia e obstetrícia do HRG existem nove salas de pré-parto, parto e pós-parto, as PPPs, além de mais de 50 leitos compartilhados, salas apropriadas para receber a mãe e o recém-nascido.

Para Eliane Gonçalves, participar deste encontro com a futura equipe que vai cuidar de seu filho e dela própria foi marcante. Ostentando um barrigão de pouco mais de sete meses, ela assistiu com atenção uma palestra com os profissionais de saúde do HRG sobre maternidade e cuidados pós-parto, além de fazer um tour pelo pronto-socorro e centro obstétrico, a maternidade e o puerpério do centro obstétrico. No final, como certificado de participação, ganhou como brinde um sabonete de bebê e um par de meias feitas de tricô com muito carinho. Uma prévia do que vai receber quando for dar à luz.

A gestante Eliane Gonçalves: “Muito interessante saber que existe essa atenção por parte dos profissionais de saúde do hospital”

“Muito boa essa iniciativa, me deixou mais confortável conhecer o lugar onde vou ter o bebê e me trouxe uma segurança saber onde seu filho vai estar, como vai vir, quem são essas pessoas que vão estar comigo nesse momento importante. Hoje conheci parte desta equipe, o que me deu uma luz”, diz, tranquila. “Muito interessante saber que existe essa atenção por parte dos profissionais de saúde do hospital. Era um serviço que não conhecia, soube pelas redes sociais”, agradece.

O atendimento às gestantes ocorre sempre nas segundas terças-feiras do mês. Portanto, o próximo encontro do HRG será no dia 14 de fevereiro. Confira a programação:

Arte: Hospital Regional do Gama

GDF convida gestantes a conhecer os espaços onde vão ter seus bebês