11/01/2023 às 17:48, atualizado em 11/01/2023 às 18:05

GDF Presente retira do Sudoeste sete caminhões cheios de entulho em um dia

Limpeza foi feita na QRSW 2 e contou com a parceria da Novacap e da administração da cidade

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

O Polo Central do GDF Presente, a Novacap e a Administração Regional do Sudoeste fazem, nesta semana, ação de limpeza na QRSW 2 da região administrativa. O objetivo é retirar entulhos de áreas verdes para impedir a proliferação de mosquitos causadores de doenças e de animais peçonhentos, como escorpiões e aranhas.

A limpeza tem como principal objetivo retirar entulhos de áreas verdes para impedir a proliferação de mosquitos causadores de doenças e de animais peçonhentos, como escorpiões e aranhas | Foto: Divulgação/GDF Presente

“Devido ao grande volume de chuvas, aparecem animais peçonhentos, o mosquito Aedes aegypti, ratos e escorpiões. É preciso limpar essas áreas porque muitas pessoas levam os cachorros para passear e crianças brincam pelo local”, explicou o coordenador do Polo Central do GDF Presente, Carlos Alberto dos Santos.

Foi utilizada na limpeza da quadra do Sudoeste uma pá carregadeira, que retirou o lixo e os inservíveis. Somente no primeiro dia dos trabalhos, na segunda-feira (9), foram recolhidos do local sete caminhões de sujeira, encaminhada para a Unidade de Recolhimento, localizada na Estrutural.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para evitar a proliferação de escorpiões, o ideal é manter quintais e áreas perto de casas e residências limpos, sem entulhos. Também é importante fechar ralos de banheiros, tanques e pias, limpar periodicamente as caixas de esgoto e gordura, providenciar a vedação de frestas em paredes, muros, rodapés, janelas e portas. É aconselhável, ainda, manter fechados os pontos de energia e de telefone e utilizar borracha de vedação ou rolos de areia nas portas.

O aparecimento de escorpiões deve ser comunicado à Vigilância Ambiental pelos telefones 160 e (61) 2017-1344 ou pelo e-mail gevapac.dival@gmail.com para agendamento da inspeção. Assim que possível, uma equipe é enviada à residência para a busca dos bichos em caixas de esgoto, entulhos e outros locais, além da orientação aos moradores.

GDF Presente retira do Sudoeste sete caminhões cheios de entulho em um dia