12/01/2023 às 14:07, atualizado em 12/01/2023 às 17:27

Curso ensina 22 mulheres a atuar em recreação infantil e de adultos

Iniciativa busca proporcionar a integração social e o desenvolvimento pessoal de crianças, jovens e adultos em ambientes escolares e não escolares

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Edna Barbosa Sousa, 38 anos, encontrou no curso de recreação uma maneira de inovar seu trabalho. Professora de crianças e adolescentes, ela descobriu novas estratégias para entreter e cativar a atenção dos alunos durante suas aulas e terminou a capacitação com a certeza de que o aprendizado será bem aplicado.

Edna Barbosa Sousa recebe certificado do curso de recreação, no qual encontrou uma maneira de inovar o seu trabalho | Fotos: Divulgação/Secretaria da Mulher

Com Edna, são 22 novas mulheres capacitadas e prontas para empreender e atuar no mercado de trabalho com a conclusão do curso Recriadoras: mulheres transformando suas histórias através da recreação, realizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), por meio do programa Qualifica Mulher, promovido em parceria entre o governo federal e o Governo do Distrito Federal (GDF).

[Olho texto=”“O conhecimento ninguém leva embora. É necessário que toda mulher tenha sua autonomia econômica para que ela possa decidir seu futuro”” assinatura=”Giselle Ferreira, secretária da Mulher” esquerda_direita_centro=”direita”]

Realizado na Casa da Mulher Brasileira, na zona central de Ceilândia, o objetivo do curso era ensinar mulheres a executar e proporcionar a integração social e o desenvolvimento pessoal de crianças, jovens e adultos em ambientes escolares e não escolares e a utilizar técnicas e tecnologias para a promoção e execução de atividades ludopedagógicas.

A experiência de passar pelos anos da pandemia de covid-19 e o desemprego deixaram Márcia da Conceição Lucas, 50 anos, que já era tímida, ainda mais isolada. Foi com o objetivo de socializar, encontrar novas pessoas e adquirir conhecimento que ela se inscreveu no Recriadoras. A meta foi alcançada, mas durante a capacitação ela também descobriu um novo propósito: o de empreender. “Fui surpreendida por uma oportunidade maior do que pensei. Agora, eu tenho a esperança de que, com esse curso, eu consiga voltar para o mercado de trabalho, desta vez em uma nova área”, conta.

Márcia da Conceição Lucas encontrou no curso ‘Recriadoras’ um novo propósito: o de empreender

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira de Oliveira, participou da entrega de certificados e parabenizou as formandas pela conquista. A chefe da pasta destacou a importância da capacitação para o desenvolvimento das mulheres e para o alcance de novas oportunidades no mercado de trabalho. “O conhecimento ninguém leva embora. É necessário que toda mulher tenha sua autonomia econômica para que ela possa decidir seu futuro”, explicou.

A escolha da temática dos cursos do Qualifica Mulher é realizada a partir de uma busca ativa com relação ao mercado de trabalho, para oferecer aulas nas áreas que têm maior demanda. Já as alunas foram encaminhadas a partir do Cadastro Único do governo federal e pela Secretaria da Mulher (SMDF), por meio do cadastro de mulheres atendidas pelos equipamentos da pasta.

A entrega dos certificados contou ainda com a presença de Jonathan Oliveira de Araújo, coordenador geral do Trabalho e Projeção Econômica da Mulher, da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres; de Luene Garcia, subsecretária de Promoção das Mulheres da Secretaria da Mulher; e do professor do curso, Eduardo Carmona.

O projeto

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Qualifica Mulher é resultado do protocolo de intenções, que firma a parceria entre o governo federal e o GDF, por meio da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SNPM), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e da Secretaria da Mulher.

O projeto visa formar uma rede de parcerias com os poderes públicos federal, estadual, distrital e municipal, além de entidades e instituições privadas, com a meta de fomentar ações de qualificação profissional e empreendedora visando à geração de emprego e renda de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

*Com informações da Secretaria da Mulher