13/01/2023 às 09:17, atualizado em 13/01/2023 às 16:45

Exposição e filmes são as atrações culturais do fim de semana

Cinco filmes agitam a telona no Cine Brasília; no Museu Nacional da República, a mostra ‘Brasil Futuro: As Formas de Democracia’ celebra o olhar democrático sobre nossa cultura

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Quem não viu, ainda tem tempo de sobra para apreciar a exposição Brasil Futuro: As Formas de Democracia, em cartaz até 26 de fevereiro no Museu Nacional da República (MuN). Eis uma das atrações da agenda cultural deste fim de semana na capital.

Dividida em três partes, a mostra reúne mais de cem obras clássicas e contemporâneas que dialogam com este bem mais precioso da nossa nação, elemento-chave da soberania do povo brasileiro. Entre os destaques estão os raros trabalhos de Anita Malfatti e Di Cavalcanti que integram o acervo permanente do Museu da República.

“Brasil Futuro: As Formas de Democracia” fica em cartaz até 26 de fevereiro | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A curadoria de Brasil Futuro é de uma equipe formada pela historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, o arquiteto Rogério Carvalho, o ator Paulo Vieira e o secretário de Cultura do Partido dos Trabalhadores, Márcio Tavares.

“O termo ‘futuro’ no título da exposição tem a ver com a ideia de que democracia é sempre um projeto em aberto, a ser aperfeiçoado. Essa é a beleza e a dificuldade da democracia”, declara Schwarcz, professora na Universidade de São Paulo (USP), autora de dezenas de livros e artigos.

A mostra reúne mais de cem obras clássicas e contemporâneas | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Nas telas

Vencedor da última edição do Globo de Ouro, aclamada premiação norte-americana, a sombria e encantadora animação Pinóquio, do diretor mexicano Guilermo Del Toro, é um dos destaque na programação deste fim de semana do Cine Brasília. A produção traz uma versão soturna da clássica história infantil.

Também fazem parte da grade do Cine Brasília deste fim de semana outros seis títulos, alguns deles já conhecidos do público: o drama de reconciliação familiar britânico Aftersun, a aventura infantil francesa O Tesouro do Pequeno Nicolau e o brasileiro Marte Um, longa de Gabriel Martins escolhido pela Comissão de Seleção para representar o Brasil na disputa para uma vaga na briga de Melhor Filme Internacional do Oscar 2023.

[Olho texto=”A sombria e encantadora animação Pinóquio, do diretor mexicano Guilermo Del Toro, traz uma versão soturna da clássica história infantil” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“É um filme que fala de uma família brasileira, negra, periférica, lidando com sonhos e obstáculos”, resume o cineasta, em entrevista à Agência Brasília.

Fecham a programação o denso Nossa Senhora do Nilo, sobre um grupo de meninas holandesas confinadas em um internato católico administrado por belgas; o canadense Outros Crimes, ficção científica dirigida pelo conceituado cineasta David Cronenberg, e a trama histórica alemã Fabian, sobre os dias que antecederam a chegada de Hitler ao poder.

Serviço
Museu Nacional da República

Exposição Brasil Futuro: As Várias Formas de Democracia
De terça a domingo, das 9h às 18h30, com entrada gratuita

Cine Brasília

– Sexta-feira (13)
10h – O Tesouro do Pequeno Nicolau (dublado)
14h – Nossa Senhora do Nilo
16h – Pinóquio
18h15 – Marte Um
20h20 – Crimes do Futuro

– Sábado (14)
10h – O Tesouro do Pequeno Nicolau (dublado)
14h – Nossa Senhora do Nilo
16h – Pinóquio
18h15 – Aftersun
20h20 – Fabian – O Mundo Está Acabando

– Domingo (15)
10h – O Tesouro do Pequeno Nicolau (dublado)
14h – Nossa Senhora do Nilo
16h – Pinóquio
18h15 – Marte Um
20h20 – Crimes do Futuro
*
Ingressos: R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira).