13/01/2023 às 19:18, atualizado em 13/01/2023 às 20:34

Feira do Núcleo Bandeirante tem novo sistema de câmeras e alarme

Mãe de todos os espaços do gênero no DF, a reforma do local ganhou investimentos de mais de R$ 9,5 milhões

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

O feirante Domingos da Conceição: “Vai ficar muito bom para todos que trabalhamos aqui e, sem dúvida, um ambiente mais agradável para os frequentadores” | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O feirante Domingos da Conceição Carvalho chegou na nova capital em 1973, vindo do Maranhão. Há quase 40 anos tem uma banca de carne na Feira Permanente do Núcleo Bandeirante, que é oficialmente o primeiro espaço do gênero a ser fundado no Distrito Federal, ou seja, a mãe de todas as feiras do DF. Como tal, ganhou uma reforma à altura de sua importância a partir de investimento de mais de R$ 9,5 milhões, dando mais dignidade aos 53 profissionais da área e beneficiando mais de 230 mil usuários.

“Rapaz, ficou uma maravilha, vai ficar muito bom para todos que trabalhamos aqui e, sem dúvida, um ambiente melhor, mais agradável para os frequentadores”, avalia Domingos. “A feira estava debilitada, feia mesmo, e agora virou um palácio”, elogia.

Realmente a mudança salta aos olhos. Com 70% de obras executadas, o espaço que agora terá 112 boxes, quatro a mais, traz um novo layout com reforma das bancas e banheiros, melhoria nas instalações hidráulicas e elétricas, além da instalação do sistema de gás encanado individualizado. Também ganhou uma torre d’água com capacidade para 140 mil litros de água, casa de máquinas, câmeras de segurança e sistema de alarme. Sinalizações vão orientar deficientes visuais e cadeirantes terão acesso facilitado.

A Feira Permanente do Núcleo Bandeirante passa a ter 112 boxes, quatro a mais. Com a obra, o espaço ganhou um novo layout com reforma das bancas e banheiros

“Foi uma reforma pensada nos mínimos detalhes, o local estava sucateado e ganhou uma outra cara”, diz, feliz da vida, o presidente da Associação dos Feirantes da Feira Permanente do Núcleo Bandeirante, Edson Clistennes de Lima Barbosa. “Semana que vem os permissionários dessa parte da feira já podem mudar”, antecipa o fiscal de obra do local, Luiz Rogério.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Nesta semana, cerca de 30 homens finalizam a pintura de toda a área, instalações de tomadas e torneiras, além do polimento do piso de granilite que realça o esplendor da singela praça de alimentação do local que tem agora mais de cinco mil metros quadrados. “A praça sofreu uma atualização arquitetônica fantástica, com criação de fraldários e recuperação do querido palco dos artistas”, destaca o presidente da associação.

A segunda parte da obra, que inclui os 30% restantes da reforma, onde ficam os comerciantes de queijos, doces, biscoitos, alimentos frios e frangos, está prevista para ficar pronta em junho de 2023. Há seis anos moradora do Núcleo Bandeirante, a frentista Vitória dos Santos Carneiro, 28 anos, tinha o hábito de frequentar a feira todas as semanas. Ela não vê a hora de o local estar completamente aberto para o público. “Se você quiser produtos frescos, de qualidade e baratos, é só vir aqui, além de ótimos restaurantes com várias comidas típicas. E tem os ateliês de costuras”, dá a dica. “A reforma está ficando ótima, com uma estrutura linda, até melhorou o visual. Vai ficar um lugar mais agradável de passear”, diz.

Feira do Núcleo Bandeirante beneficia 230 mil usuários e 53 profissionais