13/01/2023 às 17:55, atualizado em 13/01/2023 às 20:09

Motoristas treinados dão mais segurança e conforto a usuários de ônibus

Projeto Motorista Campeão levou aos profissionais conhecimentos sobre direção defensiva e uso da frenagem em situações de emergência

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Cerca de 20 motoristas e instrutores fizeram parte da primeira turma do projeto Treinamento Motorista Campeão. O exercício, finalizado esta semana, teve como objetivo qualificar os profissionais para levar mais conforto e segurança aos passageiros com aulas teóricas e práticas sobre direção defensiva, econômica e segura.

A primeira turma de motoristas treinada pelo projeto utilizou as instruções em aulas práticas na aplicação de técnicas de direção defensiva, econômica e segura | Foto: Divulgação / Semob-DF

O treinamento foi conduzido pelo instrutor Jorge Fleck, que foi o piloto de automobilismo e levou sua bagagem das pistas para a aplicação no dia a dia dos motoristas de ônibus. Ele apresentou a parte teórica, exemplificou na prática e ainda acompanhou os alunos, orientando a forma correta de cada manobra ou frenagem.

[Olho texto=”“Como atinge essa excelência? É com a formação, o treinamento e a atualização constante”” assinatura=”Jorge Fleck, instrutor de pilotagem” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Eles (a empresa) estão buscando melhor qualificá-los para que sejam mais competentes, eficientes, econômicos e que ofereçam mais conforto e segurança para os passageiros. Como atinge essa excelência? É com a formação, o treinamento e a atualização constante”, declarou o piloto, que atua nesta área de treinamento há décadas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Motorista profissional há 25 anos, Luciano Marcelino de Freitas conta um pouco do que aprendeu nesse curso. “Foi feito para mostrar a melhor forma de frenagem, de saída, mudança de faixa, principalmente a frenagem, porque a frenagem brusca em emergência a gente quase não usa. Isso para nós é uma coisa nova”. E ainda revelou um segredo “Nunca usei a potência máxima de uma frenagem em um veículo grande, nem no meu carro. Foi uma coisa nova e está sendo muito proveitoso”.

A empresa Marechal, responsável pelo treinamento, pretende estender a formação para todos os motoristas, cerca de mil profissionais, no decorrer do ano.

*Com informações da Semob-DF