13/01/2023 às 17:10, atualizado em 13/01/2023 às 20:02

Ouvidoria recebe demandas da população em café da manhã

Ação foi realizada pela Administração Regional do Riacho Fundo a fim de se aproximar da comunidade

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

A Administração Regional do Riacho Fundo abriu as portas, na manhã desta sexta-feira (12), para a comunidade com café da manhã e um plantão da ouvidoria para registro de solicitações. O evento foi promovido como forma de apresentação do novo administrador da RA, Fernando Siqueira, e para receber as demandas dos moradores da cidade. A iniciativa tem a intenção de aproximar o órgão da comunidade.

O administrador Fernando Siqueira informou que terá um horário fixo na agenda para atendimento à comunidade a partir de segunda (16) | Fotos: Deivid Enderson/Divulgação

“O café da manhã foi feito para que as pessoas venham conhecer a administração. Também montamos três pontos de recebimento de demanda, com servidores da ouvidoria. Para já colocá-las no projeto de ajuste para que seja realizado na vigência deste ano”, explica o administrador. “E, consequentemente, conversamos com a comunidade para entender as dificuldades e os problemas e ver como a administração, o Governo do Distrito Federal, as secretarias e as agências públicas podem solucionar essas demandas”, acrescenta Siqueira.

A aposentada Jacqueline Areda elogiou a iniciativa da nova gestão: “Eu valorizo muito isso, porque eu acho que a administração tem que ser uma porta para o povo. O povo tem que estar aqui”

A aposentada Jacqueline Areda de Carvalho, 57 anos, vê com bons olhos a iniciativa. “Isso é importante tanto para nós quanto para ele que está iniciando, para que ele saiba que a comunidade está presente e dando apoio. Eu valorizo muito isso, porque eu acho que a administração tem que ser uma porta para o povo. O povo tem que estar aqui”, destaca a moradora do Riacho Fundo há 32 anos.

Edmilson Venâncio afirma que tem o hábito de ir à administração para levar as necessidades da RA: “Quando tem alguma coisa errada na rua, eu reclamo, faço foto e vou na ouvidoria para poder resolver. Eles resolvem 90% dos problemas”

Morador de Riacho Fundo há 26 anos, o aposentado Edmilson Venâncio do Nascimento, 68, tem o costume de ir até a administração para conhecer o novo administrador. Com a chegada de Fernando Siqueira, não foi diferente. “Sempre quando se assume um novo administrador, eu venho para conhecer”, conta. Ele também tem o hábito de ir ao local para levar as necessidades da cidade. “Quando tem alguma coisa errada na rua, eu reclamo, faço foto e vou na ouvidoria para poder resolver. Eles resolvem 90% dos problemas”, diz.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Novas ações

Esse é apenas o primeiro projeto da nova gestão com o objetivo de estar mais perto da população. A partir da próxima segunda-feira (16), o administrador terá um horário fixo na agenda para atendimento à comunidade. Sempre às segundas, das 9h às 11h30. “O gabinete estará sempre aberto no primeiro dia de expediente para receber as demandas da comunidade. Será por ordem de chegada, não precisa marcar”, revela.

Além disso, a administração passará a contar com o ponto de acolhimento. Localizado na entrada da sede, o espaço terá um servidor para atender os moradores, das 8h às 18h. Caberá ao profissional fazer o encaminhamento da pessoa à seção correta em relação à solicitação. “É um protocolo de acolhimento. Queremos acolher o cidadão de forma que ele se sinta prestigiado. Vamos treinar os servidores para realizar empatia e entender o problema”, explica.