13/01/2023 às 18:05

Visitas guiadas e lições sobre a natureza no Jardim Botânico

Educadores ambientais conduzem visitantes três vezes por semana em um passeio pedagógico e informativo

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

As belezas do Cerrado e toda a rica diversidade do Jardim Botânico de Brasília (JBB) conhecidas por meio de um passeio guiado, detalhado e divertido. Essa é a proposta da visita orientada, oferecida semanalmente no local e conduzida por educadores ambientais da unidade de conservação. É uma oportunidade não só para alunos do Distrito Federal, mas para grupo de amigos, familiares e turistas que desejam aprimorar seus conhecimentos.

A visita orientada dura em média de uma hora e meia a duas horas | Fotos: Divulgação/Jardim Botânico

Em tempo de férias, está aí um bom programa. Uma visita dirigida onde se observa a fauna, flora e se discute conceitos como conservação ambiental, água, solo e ecologia. “São visitas em que estimulamos as pessoas a usarem um olhar investigativo, descobrirem espécies de plantas, explorar nossos jardins temáticos”, explica o gerente de Educação Ambiental, Lucas Miranda.

“Procuramos conversar com os grupos e entender qual foco eles gostariam de dar na visita. Nosso objetivo é sensibilizar a relação do ser humano com a natureza. E usar o lado lúdico”, acrescenta. “No caso das crianças, damos a oportunidade de provar frutos, sentir cheiros novos de plantas, como o do orégano ou do manjericão, que remetem à pizza e elas adoram”, conta Miranda.

Em 2022, foram realizadas 355 visitas orientadas pelos educadores ambientais

A visita orientada dura em média de uma hora e meia a duas horas. No ano passado, foram 355 realizadas pelos educadores e cerca de 18 mil pessoas atendidas. Segundo lembra o diretor de Biodiversidade, Estevão de Souza, ali está uma amostra considerável do Cerrado a se contemplar. “Aqui no Jardim Botânico, em um espaço de cinco mil hectares, temos cerca de 1.300 espécies de plantas, 500 animais vertebrados, fora os insetos. São dados que trazemos nesses atendimentos. Mostramos toda essa riqueza do bioma”, pontua.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Mas, aos que querem desvendar o imenso jardim aberto por suas próprias pernas, Estevão frisa que não haverá dificuldades. “Nossas trilhas são todas bem sinalizadas, as espécies de plantas estão identificadas. O visitante tem muito o que explorar e também aprender um pouco sobre o meio ambiente”, conclui o diretor.

Serviço

? As visitas orientadas são para grupos de no mínimo sete pessoas. O agendamento deve ser feito com pelo menos dez dias de antecedência.
? As visitas acontecem sempre às terças, quartas e quintas-feiras nos períodos da manhã ou tarde.
? O agendamento é feito pelo e-mail educacaoambiental@jbb.df.gov.br ou telefone (61) 98199-1498 (WhatsApp)
? O ingresso tem o valor de R$ 5. Escolas públicas, projetos sociais e instituições filantrópicas são isentos. Crianças menores de 12 anos, idosos e pessoas com deficiência (PcD) também não pagam.